Voltar 16 de Agosto de 2023

Sintero discute com TJ/RO sobre pagamento do precatório aos professores

O Sintero acompanhado de representantes da categoria esteve nesta quarta-feira (16/08) em reunião com o juiz auxiliar do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Ilisir Rodrigues, para discutir sobre o pagamento do precatório oriundo da ação do salário-mínimo dos/as professores/as.

Assim, como nas reuniões anteriores, o sindicato argumentou que a expectativa da categoria é grande pela finalização da atualização de cálculos e solicitou esclarecimentos sobre o andamento do trabalho realizado pelo setor de precatório.

O juiz argumentou que o setor tem se dedicado exclusivamente à resolução desta demanda, mas que a escassez de contadores dificulta a agilidade do processo. Apesar disso, garantiu que o procedimento está avançado e que há uma probabilidade positiva de entregar o resultado dos cálculos na primeira semana de setembro. Todavia, Ilisir Rodrigues ressaltou que, seguindo os trâmites burocráticos impostos pelo judiciário, o pagamento não será feito de forma automática, pois necessita passar pela avaliação do Estado. Inclusive, o TJ/RO enfatizou que necessitará da parceria do Sintero novamente para que os primeiros lotes de pagamento sejam feitos aos casos de prioridade.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, destacou que o sindicato possui ciência do trâmite e fará a intervenção necessária para acelerar a situação junto ao Estado de Rondônia. Também se comprometeu em auxiliar o TJ/RO no que for possível quanto ao pagamento, uma vez que, o precatório beneficiará mais de 7 mil professores/as.

“Foi apresentada na reunião uma previsão otimista da atualização dos cálculos. Queremos ressaltar que continuaremos acompanhando o processo e tomaremos todas as providências pertinentes para assegurar que o pagamento ocorra o mais breve possível. Por isso, pedimos aos nossos filiados e filiadas para que continuem acompanhando nossos canais oficiais, onde são postadas todas as atualizações sobre o assunto e para que confiem na atuação do sindicato”, disse Lionilda Simão.

• Maria Aparecida Da Silva De Matos
    21 de Agosto de 2023

Gostaria muito de saber se meu nome consta na lista, me aposentei no ano de 2012.obg.

• Ana Zélia de Lima
    21 de Agosto de 2023

Esperando para agora em agosto!!Confio no TJ-RO

• Edicleia Marchesini
    18 de Agosto de 2023

Assim espero, como a justiça e lenta SENHOR, Jajá me aposento cheinha de problemas de saúde e este precesso nada ?

• Rosimar Silva de Sousa Linhares
    18 de Agosto de 2023

E provável que o pagamento seja feito até o final de outubro para todos que fazem parte da ação.

• Gildo Marques dos Santos
    18 de Agosto de 2023

Muito bom! Sempre na proteção dos nossos direitos.

• Graziela Gonçalves de Souza
    17 de Agosto de 2023

Gostaria de saber se meu nome está aí agora. Mandei todos os meus documentos. Obrigada!

• Isaac Gomes de Miranda

Estou aguardando ansiosamente!

• Izolda
    16 de Agosto de 2023

O sindicato também poderia discutir com o governo e outros órgãos sobre quando a Secretária de Educação lançará um edital para concurso. Em setembro fazem sete anos do último edital.

• CARITINA FRANCISCA DOS SANTOS
    16 de Agosto de 2023

Graças a Deus virá na hora necessária

• Helio barbosa dos santos
    16 de Agosto de 2023

Gostaria saber o valor q agente p receber exeplo profesr.

• Sebatiana Ramos
    16 de Agosto de 2023

Sinceramente fico é triste a cada notícia. Sempre a mesma coisa: fica pra outro mês, não tem funcionário pra cálculos... Enquanto isso, colegas recebendo. Aí tem quem calcule, quem autorize o pagamento.. processo tramita rapidinho.. Tem colegas q já morreram sem acesso aquilo q conquistou com trabalho. Deus tenha misericórdia.

• Jaide
    16 de Agosto de 2023

É interessante quando e para a educação TUDO é remoso, burocratico.pelo jeito vamos todos morrer de velhice e não teremos o prazer de receber esse dinheiro que como se sabe faz mais de vinte anos.

• José Bento dos Santos
    16 de Agosto de 2023

Parabéns pelas iniciativas de nós informar algo que faz tanto tempo que esperamos. Deus vos abençoe sempre para fazer a coisa certa.