Voltar 09 de Dezembro de 2015

Sintero discute combate à violência contra a mulher em Conferência Estadual

O Sintero teve três representantes na 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Rondônia, realizada nos dias 07 e 08 de dezembro, em Porto Velho.
As Secretárias Rosenilda Ferreira de Souza Silva (Secretaria de Gênero e Etnia), Rosimar Nunes dos Santos (Secretaria de Funcionários de Escolas) e Dioneida Castoldi (Secretaria de Assuntos Municipais), representaram os trabalhadores em educação no evento, que foi realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, Conselho Nacional de Direitos da Mulher e Governo Federal.
Durante a Conferência foram proferidas palestras sobre os direitos da mulher e combate à violência contra a mulher, e apresentadas propostas para a implementação de políticas públicas para a mulher.
Ao participar dos debates, a Secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, apresentou dados alarmantes que revelam um aumento de 54% de casos de violência contra a mulher negra em 10 anos, no período de 2003 a 2013. Segundo ela, a mulher negra está mais suscetível a ser vítima de violência do que a mulher branca.
“Se a mulher, de um modo geral, já é vítima de violência no seu dia a dia, a mulher negra sofre ainda mais, porque também é vítima de discriminação e preconceito racial”, disse a diretora do Sintero.
O evento terminou com uma plenária final, quando foram debatidas e aprovadas as propostas levantadas nos grupos, e foram eleitas as delegadas para a Conferência Nacional.