Voltar 30 de Novembro de 2023

Sintero discute sobre a Transposição de servidores com presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios

O Sintero esteve reunido nesta quinta-feira (30/11), com o presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), João Cândido de Arruda Falcão, o diretor da DECIPEX, Marco Aurélio Alves da Cruz, o assessor Leandro Esteves e o novo Chefe da Divisão de Pessoal no Ex-Território Federal de Rondônia - DIGEP/RO, José Carlos dos Santos, para discutir sobre a Transposição dos servidores e servidoras do Estado.

A reunião fez parte da visita institucional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos à Rondônia. De acordo com João Cândido, o principal intuito da visita é promover a interação com a Divisão do Estado, além de alinhar os processos de trabalho, identificar as demandas, prestar apoio à equipe técnica, verificar o balanço dos resultados do ano, prestar informações e esclarecimentos aos servidores/as e aos sindicatos de Rondônia.

Na reunião, o Sintero através do secretário de Assuntos Federais, Nereu Klosinski, solicitou providência quanto às demandas dos/as trabalhadores/as em educação, principalmente aos itens que se referem aos professores leigos, aposentados, gratificação de pós-graduação aos transpostos, enquadramento N.A e N.I, gratificação por pontos aos servidores aposentados, entre outros.

Para a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, o estreitamento do diálogo junto ao Governo Federal é importante para os sindicatos. Entretanto, espera-se que o ano de 2024 seja mais promissor, visto que a Transposição ainda caminha em passos lentos aos servidores/as de Rondônia.

"Os trabalhadores e trabalhadoras em educação têm casos específicos em relação à Transposição. Por isso, é necessário que eles recebam maior atenção. Esperamos avançar no próximo ano e contamos com o apoio e colaboração da CEEXT diante dessa pauta", afirmou a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.