O Sintero, representado pela presidenta Lionilda Simão, esteve participando das discussões promovidas pelo Fórum Comunitário de Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Velho – Selo Unicef, nesta segunda-feira (21/02). O evento contou com a participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, entre outros.
O processo de adesão ao Selo Unicef foi feito pelos 52 municípios de Rondônia, que assumiram o compromisso na construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de crianças e adolescentes rondonienses.
Conforme explicou a organização da Unicef, durante quatro anos as gestões municipais serão acompanhadas. A partir dessa análise será possível certificar se os municípios evoluíram em seus indicadores sociais, a partir da adoção de políticas direcionadas ao público infantojuvenil. Proporcionando assim, iniciativas que irão ajudar no desenvolvimento deste público.
Lionilda Simão ressaltou a importância da participação dos 52 municípios de Rondônia que aderiram ao programa e destacou a necessidade de criação e fortalecimento de políticas públicas na qualidade de vida das crianças e adolescentes do Estado. Também colocou-se à disposição para contribuir e ofertou os espaços da Sede Social do Sintero para realização de projetos de cultura, esporte e lazer.
"Queremos somar com essa iniciativa que visa assegurar a garantia de direitos básicos para as crianças e adolescentes. Acreditamos que através de um planejamento estratégico iremos transformar nossa sociedade, proporcionando maior qualidade de vida as nossas crianças", disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.