Em 2018, o SINTERO organizou uma greve que teve duração de 45 dias, em busca de melhorias salariais para os trabalhadores em educação. Como resultado, garantiu uma correção no vencimento dos técnicos educacionais, na qual no início da carreira eles garantiram um valor de mil reais e a implantação do Piso Salarial no vencimento inicial dos profissionais do Magistério de Rondônia, através da Lei 4.248/ 2018. Apesar da vitória no ano anterior, o ano de 2019 foi marcado por longas negociações entre o SINTERO e o Governo, para que o cumprimento da lei ocorresse. Finalmente, nesta segunda-feira (07/10), foi publicado o Decreto nº 24.323/2019 que atualiza os valores da tabela salarial desses profissionais.
Reconhecido como uma entidade atuante, o SINTERO não poupou esforços para assegurar que os direitos da categoria, conquistado por meio de mobilizações nas ruas, ocupação em prédios do Governo e passeatas, fossem respeitados. Porém, sempre optou por esgotar todas as tentativas de negociação por meio do diálogo.
Ao longo do ano, foram feitas 7 audiências com o secretário de Estado da Educação, Suamy de Abreu, e com representantes da SEDUC. Além disso, o Sintero enviou os ofícios nº 02/2019, nº 24/2019, nº32/2019, nº 33/2019, nº 54/2019, nº 179/2019, nº 190/2019 e nº 203/2019, solicitando que o Governo tomasse providências quanto ao pagamento do Piso. Até que no dia 10/09, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 031, de 5 de setembro de 2019, que garante o pagamento do Piso Salarial do Magistério para este ano. Portanto, decorridos quase 30 dias da assinatura do Projeto de Lei, finalmente foi publicado a tabela salarial dos profissionais do Magistério de Rondônia.
De acordo com a Direção do SINTERO, havia um erro na tabela das progressões desde 2012. E agora, com a correção da tabela salarial, os profissionais terão um aumento significativo. Inclusive, os técnicos educacionais também serão contemplados. Em relação ao retroativo das progressões, o SINTERO irá se reunir com a SEDUC para tratar sobre o assunto.
Para a Direção do SINTERO, esse é um momento de grande comemoração e de orgulho para a entidade que sempre encampou lutas em favor de valorização profissional para todos os trabalhadores em educação. “Não podemos deixar de agradecer a nossa categoria, que sempre confiou e apoio a nossa luta. Agora, iremos continuar trabalhando e nos mobilizando para que os nossos técnicos educacionais também sejam valorizados financeiramente. Essa será nossa principal meta”, disse a presidente do SINTERO, Lionilda Simão.
Destaca-se que o vencimento inicial dos profissionais do magistério, com jornada de 40 horas semanais em 2019 é de R$ 2.557,73, com 4,17% de ganho real acima da inflação prevista para o ano. A atualização do Piso é feita anualmente no mês de janeiro, conforme Lei nº 11.738/ 2008.
Ao analisar a tabela, a Direção do SINTERO constatou que em algumas situações, o ganho real ficará acima de mil reais, dependendo da referência que o servidor se encontra.
De acordo com informações do Governo, o pagamento do Piso ocorrerá em outubro juntamente com os valores correspondentes ao retroativo a janeiro.
Veja a tabela completa abaixo:
Sou Professor Aposentado 40 horas Nível 06, com pós Graduação e recebo 3.844, 00 salário bruto. Eu olhando a tabela seria 3.838,00 + a Gratificação de Pós Graduação, então o meu salário está errado.
Dirija-se até uma das Regionais do Sintero para obter mais informações sobre o assunto.
Olá bom dia! Preciso falar com vcs, Podem me enviar o email por favor?
Email juridico.sintero@gmail.com ou ligue (69) 3217-8600
Gostaria de saber qual é o vencimento real do professor classe C com 40 horas, atualmente.
Veja no link: http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2019/10/diario-188.1.pdf
Sou professora contratada em 1983,aposentada por tempo de serviço e contribuição. Na tabela publicada pelo Sintero meu Piso Salarial é de:3617,27,que deveria ser paga em dezembro de 2019,fato que ñ aconteceu .Meu Piso Salarial é de:2886,24.Quero saber se está correto ou eu entendi errado. Obrigada pela atenção.
Quando é que vamos receber o valor dessa tabela com essa correção no vencimento?
Já está valendo.
Boa tarde! Vocês tem a 2ª tabela do magistério divulgada pela Seduc?
Acesse o link para conferir (pág. 02) http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2019/10/diario-188.1.pdf
Os professores que se aposentaram recentemente terão direito a correção do piso salário
Sim.
Sem esperança...Transposição pura enrolação de políticos inescrupulosos e sem compromisso com o povo
Com um salário desse fica difícil os professores se qualificarem. Enquanto os governos tratarem a educação com mazelas, nunca nosso país será desenvolvido. O professor é o formador de tudo quanto é profissão e o que é menos valorizado. O desenvolvimento se inicia com uma educação valorizada.
Mais uma vez fomos feitos palhaços pelo Governo Estado brincando com s vida do professor já é tão sofrida jornafas cansativas e dupla. É uma vergonha para a classe e p nossa familia que ja estavam comemorando a valorização da nossa carreira.
MAIS UMA ENGANAÇÃO
A piada do ano, uns dos piores salários da região Norte uma vergonha com direito a a pronunciamento nas mídias pra em menos de 24 horas publicar outra tabela.
é revoltante os técnico nível 1 ganhar menos que nível 2 mesmo.mesma escolaridade e mais tempo de serviço
Esse aumento inclui os professores aposentados, com direito aos reajustes da categoria??
Sim
Os professores aposentados vão receber o reajuste?
Sim
Graças a Deus os professores merecem ser valorizados e luta deve continuar para que dias melhores venham fazer parte da jornada de trabalho dos nossos professores que nunca se cansam de acreditar que essa profissão seja respeitada.Grata ao empenho do SINTERO.
Fale news. Nova tabela... R$ 800 a menos.
Olá! Segundo o governo houve um erro e já divulgou a mísera tabela hoje, 08/10.
Uma vergonha. Já foi retificado essa tabela e o salário teve um aumento insignificante para a categoria. O governo solicitou foi crédito suplementar para o final do ano para custear despesas. Imagina pagar um piso desses com retroativa só em sonho mesmo. Agora deveria o governador refazer um vídeo junto com o secretário pedindo desculpas pelo equívoco e se retratar publicamente
Parabéns sintero, agora temos que buscar valorizar também os técnicos, pois a educação não se faz só com professores.
Parabéns pela conquista!