Voltar 26 de Maio de 2025

SINTERO e CNTE participam de encontro para elaboração dos planos decenais de educação

Representantes de Rondônia discutem diretrizes e metas para os próximos dez anos da educação no estado e municípios

Entre os dias 20 e 23 de maio, Porto Velho sediou o Encontro de Cooperação Técnica para a elaboração dos planos decenais de educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A atividade integra o compromisso de cooperação técnica entre a União e os entes federados, trazendo ao estado de Rondônia uma equipe do MEC para apoiar a construção dos planos estadual e municipais de educação.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de educação de todo o estado, conselhos de educação estadual e municipais, além do Fórum Estadual e Municipais de Educação. A programação iniciou em 20 de maio, no IFRO Campus Calama, e seguiu de 21 a 23 de maio no Campus Jorge Teixeira.

A diretora da Secretaria de Assuntos Educacionais do SINTERO, Judith Campos, participou do evento enquanto representante do Fórum Estadual de Educação. Também esteve presente Claudir Mata, dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ambas contribuindo com o olhar da categoria para a construção dos planos.

Durante os quatro dias de atividades, foram debatidos temas essenciais como o foco na realidade local, a cooperação federativa e interfederativa, o tratamento de dados educacionais e as dificuldades enfrentadas na elaboração dos planos. As discussões também abordaram metas regionais, qualidade da educação, participação social e estratégias para o monitoramento e avaliação dos planos decenais.

A presença de representantes da CNTE e do SINTERO garantiu que a perspectiva das trabalhadoras e trabalhadores da educação estivesse presente nas discussões, contribuindo para que os planos decenais levem em conta as reais condições das escolas públicas e as necessidades da categoria em Rondônia.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE