SINTERO e Deputada Silvia Cristina unem forças pela justiça na Transposição

Encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (22), na sede administrativa do sindicato.

Foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

Na tarde desta segunda-feira (22), na sede administrativa do SINTERO em Porto Velho, ocorreu um encontro entre o SINTERO, a categoria e a Deputada Federal Silvia Cristina. O tema urgente em discussão foi a Transposição, que tem afetado diretamente os trabalhadores(as) em educação.
A Presidenta do SINTERO Dioneida Castoldi, destacou a grave questão da Transposição tem gerado desigualdades salariais quando o assunto é o Enquadramento de trabalhadores(as). Muitos profissionais técnicos(as) foram enquadrados como Nível Auxiliar(NA), recebendo salários baixos e sendo desvalorizados, enquanto outros, anteriormente, foram enquadrados como Nível Intermediário (NI).
O SINTERO, enquanto sindicato comprometido com a justiça e a equidade, tem lutado incansavelmente pela correção dessas injustiças. A Transposição é uma conquista dos sindicatos, mas a luta pela justiça salarial continua. Dioneida enfatizou a importância de garantir que todos os trabalhadores(as) tenham seus direitos respeitados e que a legislação existente seja aplicada de forma justa.
“A Transposição é luta do sindicato, ela efetivamente aconteceu porque os sindicatos compraram a briga. O SINTERO fez por onde e temos o maior número de trabalhadores(as) que transpuseram. Isso é economia para o estado, gera ganho. Mas tem a problemática da justiça, equidade, ou seja, o que é para um…é para todos. Não é justo que um trabalhador, que dedicou 30 anos ao serviço público, hoje seja enquadrado com um salário mínimo. Não é só garantir direito, é preciso fazer justiça”, disse a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.
A Deputada Federal Silvia Cristina expressou seu apoio ao SINTERO e se comprometeu a colaborar na busca por soluções legislativas para a questão da Transposição. Ela reconheceu o trabalho fundamental do sindicato e se colocou à disposição para auxiliar no diálogo com a bancada parlamentar e na busca por uma solução justa e equitativa.
Em suas palavras, a Deputada Silvia Cristina enfatizou: "O SINTERO tem um trabalho lindo, de luta e de vitórias, e estou à disposição para ajudar. Nos colocamos à disposição dessa categoria sofrida e injustiçada".
Dioneida Castoldi, afirmou que “o compromisso conjunto entre o SINTERO e a Deputada Silvia Cristina representa um passo importante na busca pela justiça e pela equidade na Transposição, e demonstra a importância do diálogo entre os/as trabalhadores(as), o sindicato e os representantes políticos”, pontuou Dioneida.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divugação-SID

• Adilson Pereira Duarte
    24 de Abril de 2024

estou aguardando a transposição.

• Maria Luiza da Silva
    23 de Abril de 2024

Estamos agradando essa transposição desde 2013 , penso que precisamos de mais engajamento e boa vontade da comissão...penso também que falta mais compreensão por parte de quem esta analisando essa documentação...uma vez que muitos indeferidos para os que na época em especial Rondônia os professores não tinham a formação completa porém eram pegos a laço pra ministras as aulas.depois veio a formação

• MARIA CLEONICE COLAÇO VILARIM
    23 de Abril de 2024

Fala-se em tudo, menos na transposição das pessoas considerada com escolaridade inadequada. Sendo que na época da contratação, ainda no governo Teixeirão, tivemos formações e formações continuadas e até acompanhados por psicólogos para poder ser contratados. Ora a Comissão fala de efetivação adequada em 1998, que foge da época para transpor e ora volta para 1983 sem escolaridade adequada. Não ente

• GELSON DE MEDEIROS
    23 de Abril de 2024

Informo que a professora Ivanilde Soares de Medeiros, filiada a décadas nesse Sindicato, conseguiu em agosto de 2023 a sua Transposição ao quadro federal. Logo após pediu seu enquadramento no EBTT e lá se vai um ano e nada de sair nova Portaria de Enquadramento. Pede ajuda junto ao MGI/ME, para possa progredir na Carreira.