Voltar 22 de Março de 2025

SINTERO intensifica mobilização nas escolas para a paralisação do dia 25 de março


Imagem: Jacson Pessoa

O  Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em  Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) intensifica a mobilização da categoria para a paralisação estadual marcada para 25 de março. A ação inclui atividades sindicais nas escolas, debates, reuniões e encontros com profissionais da educação, além da distribuição de materiais informativos, como cartazes, para reforçar a importância da adesão ao movimento. A mobilização acontece nas 11 regionais do estado, garantindo que a categoria esteja informada e engajada na luta por melhores condições de trabalho.

O sindicato tem reforçado as pautas da mobilização, que incluem: 

Auxílio-alimentação: A categoria propõe o reajuste para no mínimo R$ 1.000,00 (mil reais). O valor atual, está congelado há quase 10 anos, sendo o menor entre todas as categorias do executivo.

Auxílio-transporte: A proposta do Governo deve considerar a jornada de trabalho de cada profissional e seguir os parâmetros do Plano de Valorização 2025.

Gratificação de Titulação: Apresentação de proposta em conformidade com o Plano Estadual de Educação (PEE), vigente até 2025

Técnicos e técnicas educacionais níveis I e II: Equiparação salarial, uma vez que desempenham as mesmas funções.

Tabela de progressão: Correção das progressões dos professores, professoras,
técnicos e técnicas, garantindo o cumprimento da legislação.

Criação de Lei Estadual: Lei que garanta o mesmo percentual do piso do magistério para técnicos e técnicas reajustado anualmente.

Prazo limite para apresentação dos estudos: A categoria apresentou uma contraproposta ao que foi apresentado pelo Governo Marcos Rocha e estabeleceu o prazo até o mês de maio para que uma solução seja alcançada.

A presidenta do SINTERO destaca a necessidade de união da categoria para pressionar o governo. “Digo e repito: não vamos aceitar que os direitos dos trabalhadores sejam ignorados. É fundamental que todos estejam mobilizados para mostrar a força da educação em Rondônia. Nossa luta é por valorização e respeito”, afirmou.

A expectativa é que a paralisação do dia 25 de março mostre ao governo a urgência de atender às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

O SINTERO também preparou uma carta aberta à categoria. Clique
aqui para ler.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE