O Sintero lançou na manhã desta terça-feira (17/11) a campanha “Novembro Azul”, destinada a promover a conscientização dos homens quanto à importância de cuidar da própria saúde.
Assim como foi feita a campanha “Outubro Rosa”, com a finalidade de chamar a atenção das mulheres para a importância da realização do exame preventivo do câncer de mama, a campanha deste mês tem o objetivo de incentivar os homens a fazerem o exame preventivo do câncer de próstata.
Durante o lançamento da campanha, ocorrido no auditório do Sintero, em Porto Velho, o Secretário de Cultura Políticas Sociais e Saúde do Trabalhador, da Diretoria Executiva do Sintero, Alex de Souza Rodrigues, fez uma breve explanação sobre as doenças que acometem o homem, principalmente o câncer de próstata.
Ele apresentou pesquisas que revelam o alto índice da doença em Rondônia e dados técnicos que demonstram a possibilidade de cura quando o câncer de próstata é descoberto em sua fase inicial,ou mesmo quando os exames indicam que o homem é propenso a ter a doença.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o sindicato entrou na campanha porque se preocupa com a saúde dos trabalhadores. “Nós temos que nos preocupar não só com as doenças da profissão, mas com a saúde de um modo geral. O Novembro Azul é uma oportunidade de alertarmos os homens para que cuidem da saúde”, disse Manoel.
Pesquisas apresentadas também mostram que o homem se preocupa com a saúde da esposa e dos filhos, mas se esquece de cuidar da própria saúde. “Não é justo deixar viúvas e filhos órfãos por mero descuido com a própria saúde. Por isso os homens precisam deixar de lado o preconceito e o comodismo, e procurar os serviços de saúde para a realização de exames”, disse o presidente do Sintero.
Fonte: Assessoria