Voltar 01 de Outubro de 2015

Sintero lança campanha \"Outubro Rosa\" de prevenção do câncer de mama

Em uma cerimônia que reuniu sindicalistas e contou com a participação de profissional de saúde, o Sintero lançou na manhã desta quinta-feira (01/10) a campanha “Outubro Rosa”, destinada a conscientizar a população acerca de importância de se adotar atitudes de prevenção ao câncer de mama.
O movimento “Outubro Rosa” começou nos Estados Unidos, onde existiam ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
No Brasil a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo, fato ocorrido em 02 de outubro de 2002, como iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.
No Sintero, onde os convidados foram recepcionados com um café da manhã, a campanha é coordenada pela Secretaria de Gênero e Etnia.
A secretária de Gênero e Etnia da Executiva do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva fez a abertura com evento com uma breve explanação sobre a campanha. Ela falou sobre a importância de se prevenir o câncer de mama, doença que na maioria dos casos tem cura, bastando que seja descoberto em sua fase inicial e se busque o tratamento adequado.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou a importância da campanha no sindicato em que a base tem aproximadamente 70% de mulheres.
De acordo com a Secretaria de Gênero e Etnia do Sintero, a campanha segue com diversas atividades como pit stop, reuniões e palestras.