Como parte das atividades que serão desenvolvidas em comemoração aos 30 anos do Sintero, foi lançado nesta quarta-feira, dia 20/02, em Ouro Preto do Oeste, o Festival de Música Popular – Femusint.
O local de lançamento das comemorações é simbólico, porque o Sintero foi fundado em Ouro Preto do Oeste nos dias 25 e 26 de fevereiro de 1989.
O Femusint foi lançado em um evento que teve a apresentação musical de crianças e jovens, e um show do grupo Minhas Raízes, formado por músicos da comunidade Ribeirinha de Nazaré no Rio Madeira.
Todos os ex-presidentes do Sintero foram convidados para o evento. Os ex-presidentes do Sintero Nereu Klosinski, Claudir Mata Magalhães de Sales e Manoel Rodrigues da Silva fizeram pronunciamentos. A atual presidente do sindicato, Lionilda Simão, discursou e destacou as conquistas de todos os líderes que atuaram à frente do sindicato.
“Estou muito feliz e emocionada em fazer parte dessa história. Todos os presidentes que passaram pelo Sintero deixaram a sua marca e conquistaram direitos e benefícios para nossa classe. Vamos continuar lutando, como sempre fizemos, em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores em educação”, concluiu Lionilda Simão.
Em seguida, as diretoras da Regional Centro II, Docineia Aparecida Magesk Recco e Charlene Alessandra Lima Rodrigues deram boas-vindas aos convidados do evento e homenagearam os ex-diretores da Regional.
A aluna da EEFM 28 de Novembro, Andressa Ricardo Estevam Salazar, recitou a poesia “Sintero 30 anos” do autor Cosme Barroso de Araújo. O evento ainda contou com apresentações de dança de carimbó e shows musicais dos alunos da EEEFM Pioneira, localizada na cidade de Teixeirópolis.
O grande show da noite ficou a cargo do grupo Minhas Raízes, composto por músicos da comunidade Ribeirinha de Nazaré no Rio Madeira.
Para encerrar em clima de comemoração, todos os presentes cantaram parabéns ao Sintero.