A presidenta do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia, Dioneida Castoldi, participou, no dia 25 de abril, do Programa Conexão Rondônia ao Vivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, e anunciou que a categoria de trabalhadoras e trabalhadores da educação poderá deflagrar greve a partir do dia 6 de maio. O motivo seria a recusa contínua do governo estadual em atender às reivindicações da categoria.
Dioneida explicou que o SINTERO já tentou buscar apoio junto aos deputados estaduais para facilitar a negociação com o governo, mas não obteve sucesso. “Fizemos uma mobilização na Assembleia Legislativa e chamamos todos os deputados. Mas, somente a deputada Claúdia de Jesus nos atendeu”, destacou a presidenta, mostrando a dificuldade em obter apoio da maioria dos parlamentares.
A greve, segundo Castoldi, é uma medida extrema, mas necessária, diante da recusa do governo em negociar questões fundamentais como a melhoria das condições de trabalho e a valorização salarial das/dos profissionais da educação. Ela afirmou que, caso a situação não se resolva, a mobilização será intensificada e a greve será um reflexo da falta de resposta do governo.
Por fim, a presidenta ressaltou o compromisso do SINTERO em continuar lutando pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação, defendendo que a união da categoria é essencial para garantir que as pautas sejam respeitadas e que as condições de trabalho melhorem. A greve será um recurso para garantir que as necessidades das/dos profissionais da educação sejam ouvidas e atendidas.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID