No dia 17 de fevereiro de 2025, a Regional Norte do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) promoveu a ação sindical "SINTERO no chão da escola", com a realização de novas filiações e atualização cadastral na EEEFM Paulo Freire, reunião com a Secretária Municipal de Educação e finalizou com assembleia da categoria para debater as propostas do executivo.
A reunião com a Secretária Municipal de Educação, Professora Luciana Fontinele, teve a presença da presidente do sindicato, professora Dioneida Castoldi que abordou temas de grande importância para a categoria, destacando pontos que impactam diretamente os direitos e a valorização das/dos profissionais municipais.
A Secretária apresentou a proposta da implantação do piso magistério em fevereiro, com pagamento retroativo a janeiro deste ano. Além disso, anunciou a instalação da comissão para a reavaliação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que ocorrerá no mês de março, com prazo de 60 dias para garantir a unificação da categoria e a reestruturação do plano, visando a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação. Outro ponto abordado foi o auxílio alimentação, que está em fase de estudos para ser implantado ainda em 2025, com um valor aproximado de R$ 450,00 (quatrocentos reais) e destacou que o concurso público para a educação continua em vigor. Ao final da reunião, a Secretária destacou a importância de um atendimento humanizado por parte do executivo, para melhorar a qualidade do serviço prestado às trabalhadoras e trabalhadores em educação.
A ação sindical foi finalizada com assembleia e foram debatidas as propostas apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação, onde a categoria aguarda os desdobramentos da valorização apresentada, debateu dúvidas sobre a previdência, pontos essenciais da reavaliação do PCCR da categoria e a melhor forma de unificação da carreira.
A presidente Dioneida Castoldi destacou a importância de ações sindicais realizadas nos munícipios para garantia de direitos da categoria municipal, sobretudo, a reavaliação dos PCCR’s para agregar valor as remunerações das trabalhadoras e trabalhadores em educação.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO