Sintero participa da Marcha das Margaridas e Grito da Terra

A diretoria do Sintero participou, nesta quinta-feira (21/05) do movimento de mulheres trabalhadoras, chamado “Marcha das Margaridas”, realizado pela Fetagro, que reuniu milhares de pessoas em uma grande passeata pelas ruas de Porto Velho.
O Sintero foi representado no movimento por Francisca Diniz Secretária Geral), Rosa Negra (Secretária de Gênero e Etnia), José Augusto Neto (Secretário de Imprensa e Divulgação), Rosimar Nunes dos Santos (Secretária de Funcionários de Escolas), Valdir Martins de Lima (Secretário de Aposentados), Lucila Moraes dos Santos (Suplente da Diretoria) e Anair Noronha de Oliveira (Suplente do Conselho Fiscal).
Durante as manifestações, a Secretária Geral Francisca Diniz disse que hoje a mulher tem papel fundamental na sociedade e está presente na politica, na religião e está à frente dos movimento sindicais e sociais.
A “Marcha das Margaridas” leva esse nome em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB), que foi assassinada em crime de pistolagem. O movimento também lembrou o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada no Pará, onde desenvolvia um trabalho em defesa do uso sustentável da terra.
Francisca Diniz disse ainda que o Brasil precisa urgentemente de políticas públicas para as mulheres, e que os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade precisam ser valorizadas.
A direção do Sintero participou, ainda, das atividades do 21º Grito da Terra Brasil em Rondônia, também organizado pela Fetagro e sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com o apoio da CUT e de sindicatos urbanos.
O movimento tem a finalidade de protestar e denunciar ao poder público a falta de energia elétrica que atinge mais de 20 mil famílias do meio rural em todo o Estado; e a omissão do poder público diante das mais de 242 famílias do Assentamento Joana D´Arc desabrigadas devido a inundação provocada pela construção da usina de Santo Antônio.