O Sintero, através da Secretaria de Cultura, Política Social e Saúde do Trabalhador, participa ativamente das discussões sobre as questões sociais de Rondônia, intensificadas a partir da cheia histórica do Rio Madeira e do Rio Mamoré.
Nessa atividade o Sintero é representado pelo secretário da pasta, Haroldo Félix de Santana, que participou da 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizada em Porto Velho nos dias 27 e 28 de setembro.
Na oportunidade o representante do Sintero foi eleitopara integrar a delegação de Rondônia na Conferência Nacional.
Durante a Conferência foram levantadas propostas de princípios e diretrizes para o funcionamento da Defesa Civil em Rondônia com a finalidade de prevenir e atender à população em casos de emergência ou calamidade pública.
Das propostas levantadas, pelo menos seis são de autoria do representante do Sintero, que são a criação e regulamentação da função do Técnico em Defesa Civil, a fixação de um percentual dos royalties e verbas de compensação social e ambiental para a estruturação e manutenção de equipes da Defesa Civil, a inserção da temática da proteção e defesa civil na pauta das instâncias de construção das demais políticas públicas, a construção de uma política pública nacional de educação voltada para a orientação sobre medidas de prevenção e atuação em casos de desastres naturais, aperfeiçoamento da legislação, e a criação de um fundo muncipal para desenvolvimento de ações preventivas e reparadoras.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, destacou a importância da participação do sindicato nas questões sociais. “Ninguém vive isolado, em uma ilha. Ninguém é auto-suficiente. Vivemos em uma sociedade em que a população precisa se unir para resolver os problemas comuns. Defendemos essa união na educação e nas demais questões sociais”, disse Manoel.
Fonte: Assessoria