Voltar 18 de Julho de 2025

SINTERO participa de Encontro Nacional de Coletivos em defesa da educação pública

Evento destaca debates de temas cruciais para lutar pelo futuro da educação pública

Imagem: CNTE

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) participou, nos dias 17 e 18 de julho, do Encontro Nacional dos Coletivos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizado em Recife (PE). O evento reuniu profissionais da educação de todo o país para aprofundar debates sobre os desafios da educação pública e fortalecer a atuação sindical.

Os diretores e diretoras do SINTERO representaram a entidade nos seguintes coletivos: Combate ao Racismo, com Rosa Negra; Comunicação, com Júnior Freire; Especialistas em Educação (Despe), com a presidenta Dioneida Castoldi; Educacional, com Judith Campos; Formação, com Marilteh Soares; Funcionários, com Manoel Rodrigues; Mulheres, com Profª Drª Luciana Basilio; Municipais, com Maricélia do Lago; e Saúde, com Neilton Vidal.

No primeiro dia, foi realizada uma análise de conjuntura com a presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Sônia Alesso, e os deputados Bia de Lima (PT-GO) e Professor Lemos (PT-PR), além de Henrique Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). 

Já o segundo dia foi dedicado às atividades dos coletivos, com oficinas, rodas de conversa e debates voltados para o fortalecimento da atuação sindical e da valorização das trabalhadoras e trabalhadores da educação.

Durante o encontro, os temas debatidos por cada coletivo foram:

Coletivo de Combate ao Racismo: estratégias antirracistas e antissexistas na sala de aula; educação antirracista como compromisso de Estado, incluindo políticas públicas, formação docente e práticas escolares; políticas de equidade racial e gestão pública da educação.

Coletivo Educacional: tecnologia como instrumento para construção do conhecimento e desafios da organização curricular.

Coletivo DESPE: identidade da(o) pedagoga(o), condições de trabalho, carreira e valorização.

Coletivo de Funcionários da Educação: direitos e formação dos funcionários da educação, com foco no Projeto de Lei  n°2531/2021 e no Profuncionário.

Coletivo de Comunicação: desafios da comunicação sindical e troca de experiências das entidades com encaminhamentos para assertivos de melhorias.

Coletivo de Mulheres: reflexões sobre gênero, raça e classe, além de troca de experiências entre sindicatos.

Coletivo de Saúde: saúde mental no mundo do trabalho e estratégias para a defesa da saúde integral.

Coletivo de Assuntos Municipais: piso, carreira e receitas da educação; especificidades dos orçamentos municipais para fortalecer a luta por melhores salários e boa gestão dos recursos.

Coletivo de Formação: troca de experiências entre sindicatos, avaliação de ações e fortalecimento da organização sindical nos locais de trabalho.

As atividades foram fundamentais para a diretoria do SINTERO, que acredita na força da troca de experiências com outros sindicatos e entidades. Espaços como este, proporcionados pela CNTE, ajudam as/os dirigentes a construírem propostas que fortalecem as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, tanto em Rondônia quanto em todo o país.

“Participar desse encontro reforça a responsabilidade que temos, de lutar por uma educação pública que transforme vidas. Sabemos que o trabalho na educação vai além da sala de aula, é um compromisso com o futuro de toda a sociedade. Por isso, nossa união e mobilização são essenciais para garantir respeito, valorização e condições dignas para quem faz a educação acontecer”, destaca a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE