Voltar 15 de Agosto de 2025

SINTERO participa de formação continuada em Macapá para fortalecer negociações coletivas

Encontro promove troca de experiências e aprimora estratégias de atuação sindical

Arte: Jacson Pessoa

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, Marileth Deniz, da Secretaria de Formação Sindical do SINTERO, participou do Módulo 2 da Formação Continuada de Formadoras e Formadores Sindicais, organizado pela Secretaria Nacional de Formação (SNF) da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e realizado em Macapá. O encontro reuniu diversos representantes de sindicatos e teve como objetivo fortalecer a atuação sindical e aprimorar as negociações coletivas.

No primeiro dia, os participantes discutiram os desafios do movimento sindical nas negociações coletivas, com mediação de José Ribamar. Foram realizadas apresentações sobre conjuntura e negociações coletivas, comunicação sindical, apresentação dialogada da proposta do módulo, elaboração do acordo de convivência e divisão das equipes, além de um panorama histórico sobre a negociação coletiva no Brasil e reivindicações históricas do movimento sindical cutista.

O segundo dia abordou “Negociação Coletiva: Contextos e Formas” e o projeto político e organizativo da CUT, reforçando estratégias para ampliar a representatividade das categorias nas negociações e contratações coletivas.

No último dia, as equipes se dedicaram ao planejamento de atividades formativas, à sistematização dos conteúdos e à avaliação do módulo. O encontro reforçou a importância da união e da organização da categoria, fortalecendo a luta pelos direitos trabalhistas e consolidando o papel dos sindicatos como instrumentos de defesa e conquista para todas e todos os trabalhadores. 

Sobre a participação, a diretora destacou: “Foi uma experiência muito produtiva. Saímos com novas ideias e estratégias para fortalecer nosso sindicato e atuar com mais força nas negociações coletivas.”

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE