Na última quarta-feira (21/05), o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) participou de reunião virtual com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que contou com 83 participantes, para avançar nas tratativas sobre a contratação de banca jurídica especializada no acompanhamento do Tema 1218 no Supremo Tribunal Federal (STF).
O tema em debate é fundamental para garantir a valorização das/dos profissionais do magistério, pois envolve a definição dos efeitos do piso salarial nacional nas carreiras da educação em todo o país. As entidades destacam que o piso e os planos de carreira devem estar integrados, garantindo que os ganhos do piso reflitam diretamente na evolução salarial de todos os profissionais, independentemente do tempo de serviço.
Durante o encontro, as entidades concordaram sobre a importância de manter uma atuação jurídica estratégica e eficaz no STF, buscando assegurar direitos já conquistados e consolidar a valorização da carreira do magistério em todo o país. A CNTE informou que o assunto será aprofundado na próxima reunião da Direção Executiva e, posteriormente, será convocado um Conselho Nacional de Educação (CNE) extraordinário para definição dos próximos passos da mobilização.
O SINTERO mantém o acompanhamento do processo e seguirá atuando, em parceria com a CNTE, na defesa dos interesses da categoria.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID