Voltar 12 de Fevereiro de 2025

SINTERO participa de reunião com a Seduc para debater temas da diversidade

Discussões e encaminhamentos sobre educação inclusiva

Foto: Luciana Basilio

No dia 11 de fevereiro , o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) participou de uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) para discutir políticas voltadas à diversidade na educação. 

O encontro contou com a presença das gerências responsáveis pela educação antirracista, povos originários, currículo, educação quilombola e formação docente, além da secretária de Educação, que reforçou a importância do debate.

A reunião foi iniciada com a fala da diretora da Secretaria de Gênero e Etnia do SINTERO, que destacou a necessidade de que esses temas sejam tratados como política de Estado. 

Ela pontuou que Rondônia aderiu ao programa de educação antirracista do Ministério da Educação (MEC), reforçando a relevância da pauta. Em seguida, cada gerência explanou como tem trabalhado os temas, destacando que a Seduc tem adotado um currículo transversal, incorporando esses conteúdos de forma contínua.

A secretária de Educação, professora Ana Pacini, abordou a importância da formação das professoras e professores como um ponto crucial para que possam abordar questões como racismo, homofobia e violência contra as mulheres em sala de aula. 

Foi informado que a Seduc está estruturando uma equipe de formação específica para atuar nesses temas e garantir que eles sejam amplamente discutidos na rede de ensino estadual.

Na sequência, o SINTERO apresentou suas propostas, entre elas o projeto de formação em letramento racial e a Marcha Estadual das Mulheres Negras, iniciativas que visam fortalecer o debate e garantir que a diversidade seja respeitada e valorizada no ambiente escolar. 

O SINTERO segue firme na luta por uma educação que respeite a diversidade e garanta oportunidades para todas e todos, pois acredita que a escola deve ser um espaço de acolhimento e igualdade.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


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