Voltar 04 de Outubro de 2023

Sintero participa do Coletivo de Assuntos Municipais da CNTE

O Sintero, através da Secretaria de Assuntos Municipais, esteve nos dias 02 e 03 de outubro, em Brasília, participando do Coletivo de Assuntos Municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No encontro, representantes sindicais de entidades filiadas à CNTE debateram sobre a estrutura educacional e sindical dos municípios e os desafios para efetivação e cumprimento do Piso do Magistério e dos Planos de Carreira dos (as) profissionais em Educação.

De acordo com a CNTE, a atividade tem o objetivo de organizar o enfrentamento dos/as trabalhadores/as em educação para a garantia de seus direitos.

Entre os temas tratados estavam: Fundeb e Piso do Magistério, aplicação do Piso do Magistério nos municípios e dificuldades de avanços, ausência de concursos públicos e precarização das relações de trabalho, entre outros.

Na oportunidade, Luciana Basilio comentou sobre a importância de defender o Fundeb, visto que ele se trata da principal política educacional do país, instituída para fortalecer a Educação pública e os profissionais da área.

"O Fundeb é essencial para que possamos superar as desigualdades entre as redes de Educação no nosso país. São esses recursos responsáveis por promover justiça social através da melhor estrutura das escolas, materiais didáticos e, sobretudo, da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Precisamos estar vigilantes para que seu propósito seja respeitado em todos os nossos municípios”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.