Sintero promove II Encontro Estadual dos Técnicos e Técnicas Educacionais

O Sintero promoveu nesta sexta-feira (29/04), o II encontro estadual dos técnicos e técnicas educacionais. A atividade reuniu técnicos/as de todas as 11 Regionais do sindicato.

Para compor a mesa de abertura da atividade foi convidada a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, a presidenta da CUT/RO, Elzilene do Nascimento, o secretário de Funcionários de Escola, Neilton do Vale Vidal, a presidenta da CTB/RO, Niedja Félix de Santana e a Diretora Suplente da Regional Norte do Sintero, Adriana Cristina de Medeiros.

Lionilda Simão destacou a importância dos técnicos e técnicas educacionais no processo educacional de aprendizagem. Ela ressaltou que os funcionários de escola contribuem com a formação cidadã dos estudantes. Além disso, ao atuarem na manutenção e organização do ambiente escolar, favorecem o trabalho pedagógico de qualidade desenvolvido pelos docentes. Portanto, são os colaboradores do processo educacional.

A atividade teve sequência com as rodadas de painéis temáticos,  com os temas: O Sintero e a luta dos técnicos em Rondônia; Conjuntura nacional da política sindical para os funcionários de escola; Reforma da previdência e seus reflexos para os técnicos/as; Avanços profissionais dos técnicos/as; Relatos e experiências da categoria; A saúde física e emocional dos técnicos/as e a Violência no cotidiano destes profissionais.

Todos os participantes puderam se manifestar, fazendo questionamentos e discutir sobre os temas dos painéis.

O Secretário de Funcionários de Escola do Sintero, Neilton do Vale Vidal, pontuou que o reconhecimento dos técnicos/as educacionais como profissionais da Educação é uma luta do Sintero e um dos princípios de valorização da categoria. Portanto, o principal intuito da atividade foi acolhê-los, estimulá-los através da formação a fortalecerem essa pauta de luta.

“Em todas as mesas de negociação, o Sintero sempre evidenciou o papel dos técnicos e técnicas educacionais no processo de aprendizagem e  a necessidade de valorizá-los profissionalmente. Sabemos que nossa luta é árdua, mas continuaremos atuando até que estes profissionais tenham o reconhecimento que merecem”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Marizia
    03 de Maio de 2022

Cadê as fotos das pessoas de cada regionais Foi fotografadas mais não apareceram.

12 de Maio de 2022

As fotos ficam no site, na aba "últimos eventos".