SINTERO reafirma luta pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério em Porto Velho após votação na Câmara Municipal

Categoria se mobiliza durante sessão extraordinária para garantir direitos da classe trabalhadora, enquanto sindicato denuncia descaso do prefeito Hildon Chaves e comemora conquista na valorização das/dos profissionais da educação.

Foto: Jacson Pessoa / SINTERO

Durante votação na última quarta-feira (03) na Câmara Municipal de Porto Velho, o SINTERO reafirmou diretamente com as professoras e professores, a luta em busca do cumprimento dos direitos ao que se refere o pagamento do Piso Nacional do Magistério. Após mobilizações do sindicato, durante a  7ª Sessão Extraordinária da 55ª sessão Legislativa da 13º Legislatura, os técnicos e técnicas puderam comemorar a conquista de valorização, que tanto foi pleiteada pelo SINTERO.

• Clique aqui e veja o Decreto nº 19.852, de 02 de abril DE 2024
  • Clique aqui  e veja o Projeto de Lei Complementar nº06, de 02 de abril de 2024

A sessão foi aberta por volta das 15h30 da quarta-feira (03) e a categoria atendeu ao chamado do SINTERO e esteve presente. Durante a sessão e após votação de Projeto de Lei, Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO, reafirmou a luta e a  busca pelo cumprimento do direito ao pagamento do piso nacional do magistério.

“Hildon Chaves concedeu o percentual da inflação, mas o percentual do piso do ano anterior não foi aplicado corretamente. Então a professora e professor de Porto Velho está tendo um prejuízo acumulado dos anos de 2023 e 2024. A carreira foi desmontada”, fala Dioneida.

O complemento oferecido pela gestão municipal não foi suficiente para cobrir as necessidades básicas, gerando um descompasso entre o vencimento e os custos de vida. Além disso, as gratificações foram afetadas, resultando em um verdadeiro desmonte da carreira das professoras e professores.

Diante dessa realidade alarmante, o SINTERO tem liderado esforços para mobilizar a categoria em prol da defesa de seus direitos, fortalecendo a luta coletiva. A possibilidade de judicialização é considerada como último recurso, sendo priorizada a busca por soluções através do diálogo e da luta da categoria.

“Nós iremos denunciar o prefeito Hildon Chaves no Ministério da Educação, Ministério Público, nos Conselhos de Educação, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, na Comissão de Educação Estadual Municipal Federal em todos os órgãos de competência por tratar as professoras e professores dessa forma e por não ter o reajuste na carreira, que é um direito”, afirma a Presidenta.

"SINTERO SOMOS NÓS"

Diante da luta afirmada, Dioneida Castoldi, comemora a união da categoria. Uma vez que, o exposto na sessão desta quarta-feira (3) na Casa Leis, trouxe a vitória a uma das pautas recorrentes do SINTERO, que é a valorização das técnicas e técnicos.

“Não tínhamos nada. A gente foi pra cima do Prefeito e conseguimos unir a categoria em prol do sindicato para fortalecer a luta. A gente comemora o ganho real para as técnicas e técnicos, pontua.

A união das professoras e professores e o apoio do sindicato demonstram a determinação em enfrentar as injustiças e assegurar condições dignas de trabalho para a categoria de Porto Velho.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID