No dia 6 de maio, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) realizou assembleias simultâneas nas 11 regionais do estado com as trabalhadoras e os trabalhadores estaduais da educação para discutir o ofício enviado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com respostas às pautas apresentadas pelo Sindicato.
No documento, a Seduc informou que:
A partir da análise do documento, cada regional deliberou conforme descrito abaixo:
Regional Apidiá – 78 pessoas presentes, acompanhando o prazo até 10 de junho.
Regional Café – 110 pessoas presentes, acompanhando o prazo até 10 de junho, com indicativo de greve caso a proposta não atenda às expectativas.
Regional Centro I – 62 pessoas presentes, deliberou greve, entendendo que o documento apresentado pelo governo é uma falácia e que protelar mais o movimento enfraquece a categoria.
Regional Centro II – 31 pessoas presentes, acompanhando até 10 de junho, com assembleia marcada entre 11 e 13 de junho e indicativo de greve após as férias de julho.
Regional Cone Sul – 53 pessoas presentes, acompanhando o prazo até 10 de junho, mantendo a mobilização.
Regional da Mata – 70 filiados presentes, deliberou que, após reunião com a MENP no dia 10 de junho, será realizada assembleia com indicativo de greve, caso não haja uma proposta adequada. Sugestão de assembleia para o dia 12 de junho, com ampla divulgação nas escolas e redes sociais.
Regional Estanho – 96 pessoas presentes, acompanhando até 10 de junho, com assembleia agendada para 12 de junho.
Regional Guaporé – 40 pessoas presentes, acompanhando o prazo até 10 de junho, mantendo a mobilização.
Regional Norte – 96 pessoas presentes, acompanhando o prazo até 10 de junho, mantendo a mobilização.
Regional Mamoré – 21 pessoas presentes, aguardando até 10 de julho, com indicativo de greve caso a resposta não seja satisfatória.
Regional Rio Machado – 52 presentes, aguardando até 10 de junho para decidir os próximos passos.
Após a apresentação dos pontos e as deliberações regionais, foi definida a realização de nova assembleia estadual no dia 12 de junho, quando a categoria voltará a se reunir para avaliar os avanços e definir os próximos passos da luta.
O SINTERO reforça o compromisso com a defesa dos direitos da categoria e a importância da mobilização contínua enquanto aguardam as respostas do governo.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID