Em 25 de março, trabalhadores e trabalhadoras da educação estadual realizaram uma paralisação intitulada “Sintero em luta” com forte mobilização em Porto Velho e participação das 11 regionais do estado de Rondônia. Além das caravanas que vieram para a capital, também houve mobilização nas sedes de cada regional nos municípios. Pela manhã, a categoria se concentrou em frente à sede administrativa do SINTERO e seguiu em caminhada até o Centro Político Administrativo (CPA), onde permaneceu mobilizada ao longo do dia.
No período da tarde, uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) discutiu as reivindicações da categoria e buscou a redução dos prazos estabelecidos anteriormente. Como resultado, ficou definido que o piso salarial nacional para professores/as e técnicos/as seguirá com o mesmo prazo, sendo implementado no mês de abril. O edital do concurso público para a educação segue mantido para julho.
Em relação ao auxílio-transporte e alimentação, tema sobre o qual a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) havia informado que apresentaria uma proposta em julho, a categoria não aceitou o prazo e, após negociação, foi definida uma nova reunião para 10 de abril para tratar da contraproposta apresentada pelo SINTERO. Já sobre as gratificações de titulação, a Seduc havia se comprometido a apresentar um estudo até julho, mas o prazo foi antecipado para 10 de junho.
Enquanto uma equipe negociava com a Seduc, um grupo significativo de trabalhadores e trabalhadoras cumpriu agenda na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), onde a Comissão de Educação se comprometeu a pautar as reivindicações da categoria na reunião que será realizada na próxima semana. Além disso, a comissão buscará uma reunião com o governador para intermediar a pauta da educação. O encaminhamento dessa articulação será feito em audiência pública, durante a Semana de Defesa e Promoção da Educação Pública.
Finalizando a mobilização, a categoria se reuniu em assembleia e decidiu se manter mobilizada para acompanhar o andamento das negociações. Novas assembleias serão realizadas nos dias 11 de abril e 11 de junho para deliberar sobre os próximos passos a serem tomados.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destacou a força da categoria e a expectativa positiva para os próximos desdobramentos: “Mostramos nossa força nas ruas e seguiremos mobilizados até que o governo atenda às nossas reivindicações. Vamos aguardar o andamento das negociações e as próximas assembleias, mas esperamos avanços concretos. Obrigada a todas e todos que participaram dessa luta”.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID