Voltar 26 de Outubro de 2024

SINTERO realiza pesquisa com professoras e professores sobre o uso de celulares nas escolas

Consulta busca coletar opiniões para orientar posicionamento da CNTE na regulamentação que será discutida em breve no Congresso Nacional

Imagem: Jacson Pessoa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) busca a opinião de professoras e professores sobre o uso de celulares nas escolas. Para isso, o SINTERO, através da Secretaria de Assuntos Educacionais e da Secretaria de Formação Sindical, está realizando uma pesquisa por meio de formulário online (clique aqui para acessar), com o objetivo de levantar informações precisas sobre o tema.

O governo se prepara para apresentar um Projeto de Lei (PL) ao Congresso Nacional que regulamentará o uso de celulares nas instituições de ensino. O Ministério da Educação (MEC) ainda está avaliando se a proibição deve se aplicar apenas às salas de aula ou abranger toda a escola. Nesse contexto, é fundamental que educadoras e educadores compartilhem suas experiências e opiniões.

Pesquisas indicam que o uso excessivo de celulares pode prejudicar o aprendizado e a interação social entre estudantes, além de expor crianças e jovens a riscos, como apostas online e jogos de azar. Simultaneamente, o novo Plano Nacional de Educação defende a inclusão digital e a formação para o uso responsável das tecnologias. Essa pesquisa oferece uma oportunidade para que Professoras e Professores expressem suas sugestões sobre como os celulares devem ser integrados ao ambiente escolar.

As respostas coletadas serão encaminhadas à CNTE, que apresentará a posição de professoras e professores de todo o Brasil no Congresso Nacional. Por isso, o SINTERO convida todos e todas, a participarem e ajudarem a construir uma posição forte e representativa sobre o uso de celulares nas escolas!

Clique aqui e acesse o formulário .

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID