Sintero reivindica cumprimento da Lei nº 11.738/2008 no Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores

O Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores foi instituído através da Lei nº 12.668/2012 e é celebrado anualmente no dia 23 de março. A data visa homenagear os professores e professoras e reivindicar o cumprimento da Lei nº 11.738/2008 em todos os Estados e Municípios do país.

A principal política de valorização desses profissionais foi promulgada no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através da Lei nº 11.738/2008, que estabeleceu regras quanto aos critérios de reajuste do Piso do Magistério. Atualizado anualmente, o Piso fixa o vencimento inicial da carreira desses profissionais, levando em consideração o percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb. Em 2022, ele foi reajustado em 33,24%.

Em Rondônia, o Piso foi conquistado durante a greve encampada pelo Sintero em 2018, que teve duração de 45 dias. Através da luta da categoria, foi aprovada na Assembleia Legislativa a implantação do Piso no vencimento inicial dos professores, ou seja, na carreira, por meio da Lei 4.248/2018. Posteriormente, também foi aprovada a Lei nº 1.036/2019, desobrigando que os gestores públicos tivessem que editar uma lei específica anualmente para aplicar o percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, simplificando o processo.

A legislação que ampara o direito dos professores foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) algumas vezes. Apesar disso, o Poder Judiciário confirmou a constitucionalidade da lei, dispensando questionamentos. Outra manobra de ataque aos professores foi executada em 2020, quando o governo de Jair Bolsonaro reduziu o valor anual mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e, consequentemente, anulou os ganhos salariais dos profissionais do Magistério. A ação foi contestada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), inclusive na Justiça, mas o Governo Federal manteve a medida. Em 2022, o Governo Federal tentou novamente anular o aumento do piso dos professores, argumentando que com a aprovação do novo Fundeb (Lei nº 14.113/2020), uma outra legislação com os critérios de atualização do Piso deveria ser aprovada. Embora tenha resistido, a pressão dos trabalhadores e trabalhadoras em educação teve efeito e o reajuste de 33,24% foi anunciado no mês de janeiro.

Graças à negociação entre o Sintero e representantes do Governo do Estado, a atualização do Piso de 2022 em Rondônia será feita no mês de março, com pagamento do retroativo no mês de abril juntamente com o reajuste salarial dos técnicos educacionais no mesmo percentual de 33,24%. A conquista faz parte do resultado de luta do sindicato, que desde agosto de 2021, reivindicou celeridade e comprometimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no atendimento da pauta de valorização da categoria.

“Neste dia 23 de março, o Sintero solicita aos gestores municipais que respeitem a legislação, reajustem o Piso do Magistério de 2022 e comprometam-se com os trabalhadores em educação de Rondônia, atuando para que a categoria tenha uma remuneração digna e valorização pelo qual tanto merecem”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Antonia souza
    29 de Março de 2022

DEUS SEJA LOUVADO.

• Maria Aparecida Telvino da Silva Lorenz
    28 de Março de 2022

Onde foi publicada a tabela do magistério, conforme as referências, após o reajuste do piso?

22 de Abril de 2022

Veja em https://sintero.org.br/noticias/geral/governo-do-estado-publica-novas-tabelas-salariais-com-reajuste-no-vencimento-de-professores-e-tecnicos-educacionais/2831

• José Nelson
    25 de Março de 2022

Nunca tivemos um aumento em nosso salario como agora com esse governo que por sinal e verde amarelo. Nosso auxilio alimentação é uma vergonha, nosso auxilio saude, outra vergonha, kd de fato o sindicato, que agora fica esbravejando ter conseguido esse aumento salarial, chega ser ridiculo, porem não temos defensores e sim o que vemos são defensores de partido politico e nada mais.

08 de Agosto de 2022

A atualização do Piso do Magistério leva em consideração o valor do Custo-Aluno do Fundeb. Não foi por bondade, é apenas o cumprimento da legislação aprovada em 2008.

• Idail
    24 de Março de 2022

Vcs estão enganados. O aumento é de janeiro e deve ser retroativo de janeiro e não março como mencionado na reportagem.

• Rsy
    24 de Março de 2022

Vcs deveriam lutar tb pelos professores e técnicos do município

22 de Abril de 2022

O Sintero luta por todos os trabalhadores em educação.

• Antônio Cristiano Figueiredo campos
    23 de Março de 2022

O piso dos municipais , e sobre a Pauta , pra ver as perdas salariais , alguma novidade

• Antônio Cristiano Figueiredo campos