Sintero reivindica fortalecimento de políticas públicas para a Educação no Plano Plurianual 2024-2027

O Sintero participou nesta quinta-feira (06/07) da Plenária Estadual do Plano Plurianual – PPA Participativo promovida pelo Governo Federal. A atividade visa incorporar as prioridades indicadas pela sociedade civil no PPA 2024-2027.

O Plano Plurianual indica quais serão as prioridades do país pelos próximos quatro anos, indicando as estratégias para alcançá-las. A partir desse documento será possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.

A presidenta do Sintero, Lionilda Simão, esteve na plenária representando o movimento sindical de Rondônia. Na oportunidade, ela solicitou que sejam pautados como estratégias os itens que tratam da revisão da "Reforma Trabalhista" e da "Reforma da Previdência"; debate e reavaliação do Plano Nacional de Educação; fortalecimento do FUNDEB; a valorização através de políticas públicas aos trabalhadores e trabalhadoras em educação e revogação do Novo Ensino Médio. Os demais membros da sociedade civil de Rondônia puderam defender e incluir novas pautas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação.

Todos os brasileiros e brasileiras podem participar da construção do PPA até o dia 14 de julho através da plataforma Brasil Participativo (https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/ppa-participativo), onde todos/as poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

"Convocamos a sociedade a participar desse programa e ajudar a garantir avanços para a Educação pública. É importante que todos façam interações na aba “Educação Básica Democrática, com qualidade e equidade”. Acesse o link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/1/proposals/47”, disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.