Como parte da programação da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sintero reuniu nesta quarta-feira (26/04) centenas de trabalhadores e trabalhadoras em educação no dia de paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). A mobilização aconteceu em diversas localidades do Estado e do país, onde milhares de pessoas foram às ruas.
Em Porto Velho, a concentração ocorreu na Sede Administrativa do Sintero e a categoria se reuniu em assembleia para discutir sobre o andamento das negociações com o Governo do Estado e Municipal. Também debateu-se sobre o Novo Ensino Médio e o alto índice de violência nas escolas.
Em seguida, os trabalhadores e trabalhadoras em educação saíram em caminhada pelas principais ruas do centro de Porto Velho. O movimento foi finalizado em frente ao prédio da Prefeitura do município.
As Regionais do Sintero também aderiram à convocação da CNTE e organizaram movimentos nos seus respectivos municípios.
Na avaliação da presidenta do Sintero, Lionilda Simão, a paralisação foi positiva visto que diversas escolas paralisaram suas atividades e fizeram parte da luta em defesa da Educação pública.
“Estamos nas ruas reivindicando que os itens da nossa pauta de valorização sejam atendidos, principalmente aqueles que tratam da valorização dos/as técnicos/as e dos/as professores/as. A Educação pública possui recursos próprios garantidos através de muita luta. Sendo assim, não aceitaremos verdadeiros calotes”, disse Lionilda Simão.
VEJA A GALERIA DE FOTOS
https://sintero.org.br/eventos/dia-de-mobilizacao-em-defesa-da-educacao-2023/170/1
Bom dia, parabéns a todos. Agora devemos ficar atentos, pois se o governo prorrogar mais uma vez o reajuste já acordado ano passado (Ano de Eleição), devemos entrar em greve Geral, pois o salário dos servidores da Educação são os mais defasados do funcionalismo público, os técnicos Educacionais já estão ganhando praticamente 1 salário mínimo isso com formação de nível Superior, com Pós Graduação.