Voltar 10 de Fevereiro de 2025

SINTERO se reúne com Seduc para discutir Plano de Valorização da categoria estadual

Reunião abordou piso do magistério, concurso público, auxílio-transporte e formação continuada

Foto: Laryssa Teles

No dia 10 de fevereiro, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) se reuniu com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para tratar do Plano de Valorização da categoria estadual. Durante o encontro, foram discutidos temas como o piso do magistério, concurso público, auxílio-transporte, formação continuada e o termo de cooperação entre estado e municípios.

Piso do magistério: A Secretária de Educação, Ana Pacini, informou que o estudo sobre a implantação do piso salarial do magistério está em andamento e tem previsão de aplicação em maio. Já a análise sobre os técnicos e técnicas da educação será informada posteriormente.

Concurso público: A Seduc anunciou que a publicação do edital do concurso público para a educação está prevista para julho. O certame é uma demanda urgente da categoria e visa suprir a carência de profissionais na rede estadual.

Vale transporte e auxílio alimentação: A secretária se comprometeu a reunir-se com os setores responsáveis para analisar a situação do auxílio-transporte, considerando que se trata de uma pauta geral, que abrange as demais categorias, dada a importância do benefício para as/os profissionais da educação.

Formação continuada: A Seduc destacou que a formação continuada está sendo realizada pelo Programa de Formação Continuada para a Educação Básica, com foco no fortalecimento do ensino.

Termo de cooperação entre estado e municípios: A Secretária explicou que as prefeituras têm até 2025 para se organizarem, pois, a partir de 2026, as/os profissionais do estado deverão retornar às suas funções na rede estadual.

Educação antirracista e demais pautas: A educação antirracista, prisional, de jovens e adultos, indígena e as gratificações de titularidade e complexidade escolar ficaram previstas para serem tratadas em reuniões específicas com a Seduc, que definirá as agendas em conjunto com o SINTERO.

O SINTERO segue acompanhando de perto a implantação do Plano de Valorização e cobrando medidas efetivas para garantir os direitos da categoria. Além disso, nos dias 13 e 14 de fevereiro, o SINTERO realizará o sistema diretivo para deliberação sobre os pontos discutidos. Após essa etapa, a entidade convocará uma assembleia com a categoria para deliberar sobre os encaminhamentos necessários.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE