Voltar 28 de Março de 2017

Sintero tem nova rodada de negociações com o governo sobre a pauta de reivindicações de 2017


A direção do Sintero teve hoje, dia 28/03, mais uma rodada de negociações com o governo do estado acerca da pauta de reivindicações de 2017 dos trabalhadores em educação estaduais.
A reunião com os membros da MENP-Mesa de Negociação Permanente, aconteceu no gabinete do secretário Chefe da Casa Civil, após uma passeata dos trabalhadores em educação pelas ruas de Porto Velho.
Participaram, além dos secretários que integram a MENP (Casa Civil, Sefin, Sepog, Seduc e PGE), a Diretoria Executiva do Sintero e um representante de cada uma das 11 Regionais.
Na oportunidade o presidente do Sintero reiterou a pauta de reivindicações, cujas discussões já tiveram início com a Seduc. Ele destacou a necessidade de se extinguir o desconto de 6% pelo pagamento do auxílio transporte nos locais onde ainda há essa prática, ressaltou a importância da preservação do piso do magistério, cobrou a atualização das progressões, o pagamento de licença prêmio, agilidade nos processos de aposentadoria, aumento do valor do auxílio saúde, entre outros itens da pauta.
O secretário Chefe da Casa Civil argumentou que o país está em crise e que o governo do estado está tomando muito cuidado para ficar como os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde sequer os salários são pagos em dia.
Os diretores regionais puderam expor a situação nos municípios e cobrar providências.
No final ficou decidido que as negociações vão continuar, mas já com alguns encaminhamentos. O governo se comprometeu a manter o pagamento do piso, mesmo que seja com o pagamento de complemento. A Sefin e a Sepog já estão fazendo estudos para estabelecer um índice de reajuste geral de salários, sem, no entanto, fixar prazo. Sobre as progressões, ficou decidido que no dia 12 de abril será apresentado um levantamento visando ao pagamento do retroativo e a atualização.
Com relação às faltas da greve, estas não serão descontadas desde que o movimento seja suspenso nesta quarta-feira, dia 29/03, e que a categoria reponha as aulas de acordo com o calendário estabelecido pela Seduc.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, considerou importante manter abertas as negociações para que a categoria obtenha novas conquistas, e disse aos representantes do governo que a proposta de suspensão da greve será submetida à deliberação da categoria nesta quarta-feira.

Fonte: Assessoria


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE