Voltar 28 de Janeiro de 2022

Sintero tratará sobre a implantação do Piso do Magistério de 2022 com Seduc e Casa Civil


Dando continuidade às tratativas já iniciadas ainda em 2021, o Sintero discutirá sobre a implantação do Piso do Magistério de 2022 no percentual de 33,24%, em audiência com a Secretaria de Estado da Educaçã (Seduc) e participação da Casa Civil de Rondônia. A reunião deve acontecer na próxima semana e foi previamente confirmada pela Seduc. 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em suas redes sociais e o Ministério da Educação confirmou através de nota nesta quinta-feira (27/01) que o Piso do Magistério será atualizado em 33, 24%, passando de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,34.

Ainda no ano de 2021, o Sintero protocolou a pauta de valorização dos trabalhadores/as em educação e solicitou que a atualização do Piso ocorresse de forma imediata após anúncio do Ministério da Educação (MEC), conforme determina a Lei nº 11.738/2008. Destaca-se ainda que o percentual anunciado está previsto na lei do Piso sendo o mesmo defendido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e requerido em audiências anteriores pelo Sintero. Portanto, há expectativa de que os cálculos sobre o possível impacto na folha do Estado já sejam detalhados na audiência. 

O Sintero tranquiliza a categoria, reforçando que não abrirá mão do percentual do Piso do Magistério e atuará para que seja colocado em folha com a maior brevidade possível. Mediante a negociação também solicitará recomposição do salário dos técnicos e técnicas educacionais, que estão sem aumento real desde 2018. 

“Reforçamos para nossa categoria que as negociações sobre a atualização do Piso foram iniciadas no ano passado. Com a confirmação do percentual já defendido por nós anteriormente, acreditamos que poderemos avançar rapidamente. Agora, cabe ao Estado de Rondônia cumprir a legislação”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero. 


 


5 Comentários

  • Tereza de Lisieux
    02 de Fevereiro de 2022

    Queremos receber os retroativos 33,24%

  • Narciza furtado cardoso
    29 de Janeiro de 2022

    O que aconteceu que não foi pago a segunda parcela do abono do fundeb

  • EVANDRO BARBOSA QUEIROZ
    29 de Janeiro de 2022

    Nós técnicos administrativos ganhamos um salário mereca vai pra cima Sintero e nos ajuda a termos melhorias salariais.

  • Paulo Barbalho de Lima
    28 de Janeiro de 2022

    Parabéns, Sintero, esperamos que o Piso seja implantado no contra cheque do mês de fevereiro retroativo a janeiro.

  • Rrginaldo
    28 de Janeiro de 2022

    Precisamos do piso dos técnicos pelo menos 60% do valor do magistério, não é justo os técnicos trabalharem com salário defasado. Um pedido que seja solicitado cursos de graduação para os técnicos.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE