Voltar 04 de Dezembro de 2024

Sistema Diretivo do SINTERO debate arcabouço fiscal, confisco de aposentadorias e organiza pautas para 2025

Encontro abordou os impactos do confisco das/dos aposentadas/os, planejamento interno e ações para o próximo ano

Imagem: Jacson Pessoa

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Sistema Diretivo do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) reuniu-se na Sede Social, em Porto Velho, para discutir questões fundamentais para a categoria e planejar ações estratégicas para o próximo ano.

No dia 2, a programação começou com a participação online de Eduardo Ferreira, assessor político e jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Graduado em economia e direito, Eduardo possui ampla atuação em temas como financiamento da educação, valorização profissional e direito constitucional.

Nesta linha, ele abordou o impacto do arcabouço fiscal e do confisco das aposentadorias sobre as/os trabalhadoras/es em educação, trazendo reflexões relevantes para o cenário atual.

Ainda pela manhã, o SINTERO deliberou o Plano de Valorização da categoria para o ano de 2025, que foi protocolado dia 4 de dezembro, na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). À tarde, os debates concentraram-se em processos internos e encaminhamentos deliberados pelo Sistema Diretivo.

No segundo dia, as regionais apresentaram relatórios sobre suas atividades às 9h, seguidos pelos informes e apresentação das ações sindicais das Secretarias Executivas iniciando às 11h, com destaques para a campanha de filiação e atualização sindical. 

Além disso, foi discutida a realização do Congresso do SINTERO, que ocorrerá de 26 a 28 de fevereiro de 2025, na Sede Social em Porto Velho. Com o tema "Plano Nacional de Educação: Educação para a Vida com Desafios de Transformação e Inclusão", o evento reunirá 500 participantes, sendo 400 delegadas/os eleitas/os de acordo com a representação de cada regional. 

Os trabalhos foram encerrados à noite com os encaminhamentos gerais, consolidando os próximos passos do sindicato. O encontro enfatizou a importância da mobilização e do planejamento coletivo para garantir a defesa da educação pública e dos direitos das/dos profissionais da educação.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE