Voltar 08 de Dezembro de 2014

Toma posse a diretoria do Sintero para o triênio 2015/2017

Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira, em Porto Velho, tomaram posse os integrantes do Sistema Diretivo do Sintero para a gestão 2015/2017.

O Sistema Diretivo do Sintero é formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Diretorias Regionais.

A cerimônia de posse foi presidida pela Comissão Eleitoral e aconteceu na Sede Administrativa do Sintero, com a participação de centenas de convidados.

O presidente da Comissão Eleitoral, Raimundo Bezerra Neves, compôs a mesa principal ao lado do presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, reeleito para o triênio 2015/2017, de Daniel Pereira (presidente do Sindsef), Itamar Ferreira (presidente da CUT/RO), Caio Marin (presidente do Sindsaúde), Silas Neiva (diretor financeiro da Asper), Agenor Fernandes (Conselho Estadual de Educação) e Edilson Pereira da Silva (presidente do Sitetuperon).

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Comissão Eleitoral, que fez um breve relato de como transcorreu o processo eleitoral.

Ele lembrou que todo o processo foi conduzido por uma comissão independente, eleita pelos trabalhadores em educação, em assembleia geral convocada de acordo com o Estatuto e com o Regimento Eleitoral.

Além disso, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, as duas chapas nomearam representantes, mesários e fiscais para acompanhar todo o processo de votação e apuração, bem como foi encaminhado ofício ao Ministério Público do Trabalho para também acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral desde o início.

“Tudo isso se faz necessário para garantir a transparência, a lisura e a idoneidade das eleições, e garantir para que fosse respeitada a vontade dos filiados do Sintero, de acordo com o Estatuto e o Regimento Eleitoral”, disse o presidente da Comissão Eleitoral.

Após a proclamação do resultado da eleição, foi franqueada a palavra aos componentes da mesa principal. Todos parabenizaram os trabalhadores em educação pela demonstração de maturidade e pelo exercício de democracia, em que o resultado obtido através da expressão da livre vontade dos filiados é respeitado.

Os convidados também parabenizaram os diretores eleitos e o presidente reeleito do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, que teve reconhecido nas urnas o trabalho que realizou nos três anos do seu primeiro mandato.

Em seu pronunciamento de posse, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que agora não existe mais chapas, e sim os legítimos representantes dos trabalhadores em educação, eleitos com o compromisso de lutar em defesa dos direitos e dos interesses da categoria.

“Quero agradecer a cada trabalhador e a cada trabalhadora em educação que acompanhou o nosso trabalho e votou para que a luta tenha continuidade. Embora não esteja expresso no Estatuto, faz parte da nossa consciência não aceitar mais do que uma reeleição para presidente. Pedi o voto dos filiados a minha primeira e única reeleição para presidente do sindicato, pois precisamos concluir a luta iniciada no primeiro mandato. Acredito que a renovação da direção do Sintero é importante, e é isso o que está acontecendo na Executiva, no Conselho Fiscal e nas Regionais”, disse Manoel.

“Temos nessa nova gestão trabalhadores em educação que já estão na luta sindical, e temos outros que estão chegando agora. É assim que se faz a verdadeira luta, unindo a experiência com as novas lideranças, todos em torno de um ojetivo comum, que é defender a categoria. Quero dar as boas vindas aos que estão chegando, e conclamar a todos para darmos continuidade ao trabalho. A categoria espera e merece toda a nossa dedicação à luta classista”, disse Manoelzinho.

Em seguida, todos os eleitos, titulares e suplentes, foram chamados nominalmente para a assinatura do termo de posse e para o juramento.

Primeira reunião do Sistema Diretivo

Já no sábado, dia seguinte à posse, foi realizada a primeira reunião do Sistema Diretivo do Sintero, com a finalidade de iniciar os trabalhos da nova gestão.

Durante a reunião foi discutida a proposta de Pauta de Reivindicações dos trabalhadores em educação estaduais para 2015.

A proposta será discutida em assembleias gerais a serem realizadas em todas as Regionais no perído de 15 a 18 de dezembro. A pauta, após aprovada nas assembleias, será entregue ao governador Confúcio Moura e a Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, junto com pedido de audiência para discussão e início das negociações