Voltar 11 de Maio de 2021

Trabalhadores e trabalhadoras em Educação apontam estratégias de luta durante assembleias virtuais


Os diretores (as) da Executiva e Regionais do Sintero reuniram-se virtualmente nos dias 03, 05 e 07 de maio, com os trabalhadores e trabalhadoras em Educação de todo Estado para ouvir as demandas da categoria e deliberar de forma coletiva novas estratégias de luta que minimize os problemas potencializados na pandemia da Covid-19. 

Durante a abertura das assembleias, a presidente Lionilda Simão, deu boas-vindas a todos (as) e manifestou solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos em razão do coronavírus. Ela lamentou a condução do Poder Público diante da crise sanitária e ressaltou que o posicionamento da entidade permanece firme pelo retorno das aulas presenciais somente com vacinação em massa para sociedade, com prioridade aos profissionais em Educação. Lionilda fez um breve pronunciamento sobre a conjuntura nacional, destacando os recentes ataques propostos pelo Governo Federal, que visam retirar direitos da classe trabalhadora e retirar recursos da Educação Pública. Ela ressaltou que o Sintero continua encampando lutas contra pautas como estas que representam retrocessos para categoria.

Os Diretores e Diretoras da Executiva fizeram intervenção nas assembleias, explanando sobre as atividades desenvolvidas em suas respectivas pastas. Mediante as explicações, os filiados e filiadas manifestaram-se, tiraram dúvidas e comentaram sobre as especificidades dos seus respectivos municípios. 

Um dos debates de consenso entre todas as Regionais refere-se à necessidade da criação de um auxílio pandemia aos servidores (as) que estão atuando via “home office”. Em razão desta situação, esses profissionais tiveram aumento nas despesas pessoais com a compra de materiais eletrônicos e aumento no consumo de energia e internet, sem a possibilidade de restituição dos valores pelo Poder Público que deveria oferecer condições mínimas de trabalho. Também foi solicitado providências com urgência quanto ao registro no Diário Eletrônico, devido ao excesso de cobranças no lançamento das informações dos estudantes. A partir do encaminhamento da categoria, o Sintero solicitou reunião com o setor pedagógico da Secretaria do Estado da Educação (Seduc) para tratar sobre a demanda e indicar novas opções quanto à usabilidade da plataforma para que facilite o registro de dados.

Nas assembleias também foi debatido sobre a Reforma Administrativa, Transposição, implantação do Piso do Magistério nos municípios que não cumprem a Lei nº 11.738, Ação do Adicional Noturno aos profissionais estaduais e inclusão dos municipais, licença-prêmio em pecúnia, convocações presenciais aos técnicos e técnicas educacionais, antecipação de precatório, entre outros. 

“A Direção do Sintero está ciente dos desafios diários que nossa categoria vem sofrendo, principalmente pela total falta de assistência e omissão dos nossos governantes diante do atual cenário pandêmico. Após diversos apontamentos, daremos continuidade em nossas estratégias de luta, propondo inclusive alternativas para reduzir ou sanar as demandas indicadas pelos trabalhadores e trabalhadoras em Educação”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE