Voltar 06 de Dezembro de 2013

Trabalhadores em educação de Buritis e Vale do Anary poderão receber auxílio transporte do Estado

Duas reuniões realizadas dia 1º de novembro em Buritis e em Vale do Anary deram início à luta pelo pagamento do auxílio transporte do governo do Estado aos trabalhadores em educação que atuam naquelas localidades.

A iniciativa foi das próprias comunidades dos dois municípios, que criaram comissões e pediram o apoio do Sintero.

O primeiro resultado da iniciativa foi uma indicação feita pelo deputado estadual Neodi Carlos de Oliveira ao governo do Estado no dia 04/12 requerendo a extensão do auxílio transporte aos servidores estaduais dos dois municípios.

O secretário de Imprensa e Divulgação do Sintero, José Augusto Neto, representou a Diretoria Executiva do sindicato nas reuniões e acompanha toda a luta.

Segundo ele o Sintero defende o pagamento do auxílio transporte para todos os trabalhadores em educação, independentemente da localidade em que resida e trabalhe.

No entanto, a legislação exige que, para ser concedido o auxílio transporte, o município precisa ter regulamentado o serviço de transporte coletivo local. “Foi o que aconteceu em Machadinho do Oeste e em outros municípios, onde apoiamos a luta, o serviço foi regulamentado, e hoje os servidores recebem o auxílio”, disse José Augusto.

Em Buritis e Vale do Anary foram criadas comissões compostas por representantes das escolas e do governo estadual, com o acompanhamento do Sintero. Em Vale do Anary a reunião contou com a participação da diretora da Regional Centro I, do Sintero, Sebastiana Soares.

Após a criação das comissões, os integrantes buscaram reunir toda a legislação, verificar quais providências ainda faltavam ser tomadas, de quem era a competência, e buscaram as soluções cabíveis.

Depois de reunida toda a documentação, o representante do Sintero encaminhou ao deputado Neodi, que fez a indicação. Agora as comissões aguardam a resposta do governo e esperam que em breve possam receber o auxílio transporte.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o sindicato está à disposição das comunidades para ajudar nessa luta. “Na nossa concepção todos os servidores têm direito ao auxílio transporte e isso faz parte da nossa pauta de reivindicações. Infelizmente o governo não reconhece esse direito por causa da lei que exige a regulamentação do transporte coletivo nos municípios. Mesmo assim, vamos continuar nessa luta”, disse Manoel, presidente do Sintero.