Voltar 04 de Fevereiro de 2022

Trabalhadores em educação recebem 2ª parcela do abono salarial


Os trabalhadores e trabalhadoras em educação do Estado estão recebendo  nesta sexta-feira (04/02) a 2ª parcela do abono salarial. A conquista faz parte da luta do Sintero que buscou e garantiu que as sobras de recursos do Fundeb de 2021 fossem aplicados em valorização à categoria.  

É importante destacar que o abono só foi autorizado devido ao não cumprimento do percentual de 70% destinado à remuneração dos profissionais em educação, assegurado na Lei que regulamenta o novo Fundeb (Lei nº 14.113/2020). Logo, não trata-se de uma política de valorização criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas sim de execução das disposições detalhadas na legislação vigente. 

Receberão este direito os docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica e com a matrícula ativa. 

Além disso, os valores podem variar de R$R $1.159,97 até R $3.769,92, conforme critérios estabelecidos pela Seduc.

“O novo Fundeb é fruto da nossa luta e mobilização. Através dele, os recursos da Educação foram ampliados e os resíduos não aplicados foram convertidos em valorização para nossa categoria. Portanto, não se trata de boa ação”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.


5 Comentários

  • Maria Regina pessoa de Moura Gabriel
    04 de Fevereiro de 2022

    Parabéns para todos os trabalhadores!

  • Paulo Barbalho de Lima
    04 de Fevereiro de 2022

    Alguém tem alguma notícia se o Piso Salarial dos Professores sai no pagamento de fevereiro? Esperamos ansiosos por esse Piso de 33,23% de Reajuste no nosso contra cheque. Obrigado/

    Sintero
    Resposta do Sintero
    15 de Fevereiro de 2022

    O Sintero está atuando para que o percentual do Piso de 2022 seja aplicado tão logo.

  • Paulo Barbalho de Lima
    04 de Fevereiro de 2022

    Falta agora o Sindicato(Sintero) interceder junto ao Governador para pagar aos Professores Aposentados que estão com o Processo de Licença Prêmio no RH da SEDUC para pagamento e até agora não recebemos. O meu Processo irá completar 7 anos sem receber. Obrigado/

  • IVONE NASCIMENTO GOMES DA SILVA
    04 de Fevereiro de 2022

    porque os emergencias nao receberam;pois receberam a 1 parcela.

  • Marcia Aparecida Pereira
    04 de Fevereiro de 2022

    É possível informar porque os técnicos não receberam como 40h na 1 parcela do fundeb.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE