Em assembleia realizada quarta-feira, dia 29/04, na sede da Regional Mamoré, em Guajará-Mirim, com a participação de representantes de todo o Estado, foi aprovada a prestação de contas do Sintero do exercício de 2014.
A assembleia foi realizada de acordo com os artigos 17, 18 e 19 do Estatuto do Sintero, para apreciação do Balanço Financeiro e do Balanço Patrimonial do ano anterior, conforme edital divulgado no jornal Diário da Amazônia, jornal de maior circulação no Estado, na edição do dia 25/04/2015.
A Diretoria do Sintero explicou que a realização da assembleia deste ano em Guajará-Mirim faz parte da política de transparência da entidade, de levar essa atividade a todas as Regionais, para que os trabalhadores em educação de todo o Estado possam participar. Assim, a cada ano a assembleia de prestação de contas é realizada em uma Regional diferente.
Na prestação de contas, previamente analisada pelo Conselho Fiscal eleito pela categoria, são apresentadas todas as receitas e todos os gastos da Diretoria Executiva e de todas as Diretorias Regionais.
Além da arrecadação e dos pagamentos, acompanhados durante o ano inteiro pelo Conselho Fiscal, é feita a apresentação da evolução patrimonial do sindicato, contabilizando os bens móveis e imóveis da entidade.
A assembleia foi aberta pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, no horário previsto no edital. Após os informes de praxe, a Secretária de Finanças do Sintero, Rosana Gomes Nepomuceno Reis, apresentou o Balanço Financeiro e o Balanço Patrimonial, e fez algumas explanações sobre os valores descritos.
Todas as notas fiscais, recibos, extratos bancários, cópias de cheques e demais documentos de onde são extraídas as informações para constar dos demonstrativos, são analisados minuciosamente pelos membros do Conselho Fiscal, e permanecem na Sede Administrativa do sindicato para verificação de qualquer pessoa interessada.
Os participantes da assembleia puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os gastos do sindicato, que foram prontamente respondidas e esclarecidas pela Secretaria de Finanças.
Depois de todos os esclarecimentos, a prestação de contas foi colocada em votação e aprovada pela assembleia, nos termos do artigo 19 do Estatuto do Sintero.
Fonte: Assessoria