Voltar 02 de Dezembro de 2013

TRANSPOSIÇÃO Assessor de Dilma se reúne com sindicalistas para preparar a visita da Presidente a Porto Velho

Temendo a realização de protestos ou qualquer outro tipo de manifestação durante a visita da Presidente Dilma Rousseff a Porto Velho, prevista para a próxima terça-feira (dia 10/12), a assessoria do Gabinete Presidencial convidou os presidentes de sindicatos de servidores para uma reunião hoje (02/12), em Porto Velho.

Se reuniram com o Assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Luiz Soares, os seguintes sindicalistas: Itamar Ferreira (presidente da CUT/Rondônia), Manoel Rodrigues (presidente do Sintero), Nereu Klosinski (Secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero), Jales Moreira (presidente do Sinsepol), Rodrigo Marinho (vice-presidente do Sinsepol), Caio Marin (presidente do Sindsaúde), além do advogado Hélio Vieira.

Na oportunidade o assessor disse que veio a Rondônia acompanhado de uma equipe do Palácio do Planalto com a finalidade de preparar a possível visita da Presidente Dilma a Porto Velho na próxima semana.

Ela viria somente a Porto Velho para inaugurar o sistema de interligação das linhas de transmissão de energia elétrica das usinas de Santo Antônio e Jirau com a rede nacional de distribuição.

A preocupação, segundo Luiz Soares, é com os constantes anúncios dos sindicatos acerca da realização de protestos pela transposição. De acordo com o assessor, a Presidente Dilma pode não estar sendo corretamente informada sobre o andamento da transposição.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, fez um relato sobre os problemas enfrentados pelos sindicatos e pelos servidores na tramitação da transposição em Brasília.

Para Manoelzinho do Sintero, está nítido que o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda estão apenas enrolando, pois, se as autoridades responsáveis quisessem, toda a tramitação da transposiçã já teria sido concluída.

“Estamos planejando protestos, sim, pois não aceitamos mais ser enrolados. A equipe do Palácio do Planalto precisa saber que a Presidente Dilma poderá ser recebida em Rondônia de duas formas: com festa, se ela fizer a transposição andar, ou com protestos, e continuar essa enrolação em Brasília”, disse.

Reiterado pelos demais sindicalistas, Manoelzinho lembrou da primeira visita da Presidente Dilma, quando ela prometeu, em uma grande festa, que a transposição seria realizada. “Desde aquela data, a coisa só anda quando fazemos protestos, manifestações, caravanas a Brasília, enfim, quando pressionamos de alguma forma. Então, a Presidente que se prepare, pois ela terá em Rondônia a recepção que merecer”, disse.

O assessor Luiz Soares disse que viaja nesta terça-feira para Brasília levando um relato da insatisfação dos servidores e uma carta aberta assinada pelos presidentes de sindicatos, contendo as exigências das categorias. “Ainda amanhã deveremos ter reuniões no Palácio do Planalto para tratar da visita, oportunidade em que toda a situação será relatada à Presidente. Vou, também, pontuar as reivindicações e espero que sejam atendidas, para que tenhamos uma visita agradável da Presidente a Rondônia”, disse.

Os sindicalistas alertaram que aguardam, ainda nesta semana, uma solução concreta, e não mais promessas, para a conclusão da transposição. “Caso contrário vamos convocar todas as categorias de servidores, os movimentos sociais organizados e mais a sociedade em geral para a realização de um grande protesto durante a visita da Presidente”, disse Manoel Rodrigues, presidente do Sintero.