Voltar 12 de Dezembro de 2022

TRANSPOSIÇÃO: Sentença do TRF 1ª Regional é favorável aos servidores aposentados e pensionistas


Em busca de corrigir uma das maiores injustiças aos servidores pioneiros de Rondônia, o Sintero, por meio da sua assessoria jurídica, garantiu um importante avanço aos filiados e filiadas contemplados pela ação judicial nº 0006066-93.2013.401.4100, que visa assegurar o direito à Transposição aos servidores aposentados e pensionistas, que ingressaram no serviço público até 15.03.1987.

A decisão expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região beneficia a todos os aposentados e pensionistas da ação, inclusive os mais de 300 profissionais que foram devolvidos ao Estado por conta de uma ação judicial, desde que estes tenham feito concurso para o mesmo cargo ou cargo equivalente na mesma carreira e não tenham interrompido o vínculo com o Estado de Rondônia.

Essa é uma luta do Sintero, que se arrasta há anos. Por muitas vezes, o sindicato buscou o apoio da bancada federal em Brasília e do Governo Federal para tentar garantir o reconhecimento deste direito aos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Apesar disso, somente por meio da atuação do escritório Hélio Vieira e Zênia Cernov, o sindicato conseguiu atestar que esses servidores e servidoras devem ser enquadrados no quadro em extinção da administração federal.

Além de todos os direitos e vantagens funcionais decorrentes de tal enquadramento, os/as servidores/as devem receber o retroativo desde a data da publicação da Emenda Constitucional nº 60/2009, ou seja, um período que inicia de 12/11/2009. Veja um trecho da sentença abaixo:

(...)

Considerando as razões expendidas na fundamentação retro bem como o disposto nos artigos 273 e 461 do CPC ANTECIPO os efeitos da tutela e determino a União que no prazo de até 120 cento e vinte dias promova o enquadramento transposição nos quadros da União dos servidores aposentados ou instituidores de pensão substituídos optantes que estivessem ativos até 15.03.1987 desde que atendam também as demais condições constitucionais legais e regulamentares vigentes efetuando-se as adequações pertinentes à condição de aposentado ou instituidor de pensão pensionista garantindo-lhes todos os direitos e vantagens funcionais decorrentes de tal enquadramento aplicando-se no que couber as tabelas de vencimento e vantagens previstas na Lei nº 12.800/2013 sob pena de multa diária de R$ 500 quinhentos reais para cada substituído optante além das medidas administrativas civis e penais cabíveis. (...)

A assessoria jurídica do Sintero informa ainda que a União recorreu da sentença em primeiro grau, visando a modificação do julgado. Porém, foi negado o recurso. Cabe destacar que ainda é passível de recurso pela União e caso não ocorra, será feita a execução do processo.

O Sintero se mantém vigilante as atualizações pertinentes aos demais processos judiciais impetrados sobre o assunto. Inclusive, comunica que está analisando a decisão que beneficia a categoria da Polícia Civil de Rondônia e concede a Transposição dos contratados até 31.12.1991.

“É lamentável que nossa Justiça seja morosa, afinal muitos dos nossos companheiros e companheiras chegaram a óbitos sem usufruir dos seus direitos. Diante disso, daremos continuidade a nossa luta  em prol dos demais servidores que aguardam para serem beneficiados com a Transposição”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.


21 Comentários

  • Dinorar Cosme de morais Silva
    03 de Março de 2023

    Meu contrato e de 20 junho de 1988 gostaria de saber se isso sairá antes de nosso falecimento kkk pós de 2009ate agora muitos companheiros perderam a vida e nem as precatórios foi paga

  • Shirley Paz Landim
    20 de Dezembro de 2022

    Bom dia! Que notícia maravilhosa! Mas quero saber sobre os servidores que prestaram concurso se vão ter direito a transposição? Porque sou de 1986 e prestei concurso em 1990! Fiquei indeferida e entrei com recurso e não obtive respostas! Como está estes processos?? Obrigada !

  • Erga Saracini
    18 de Dezembro de 2022

    Nossa justiça trabalha ao contrário ,são os servidores que ganha os melhores salários do Brasil ,mas são os que menos trabalham ,isso é injustiça. Demoram 10 anos para julgar um processo absurdo

  • Gelson de Medeiros
    16 de Dezembro de 2022

    Como é sabido por todos, já algum tempo a Comissão de Transposição vem homologando e deferindo administrativamente os pedidos dos Aposentados e Pensionistas a fim de serem transpostos.

  • Zuleide Carneiro
    14 de Dezembro de 2022

    Só desejo saber, se vou consegui estar nesse grupo, Pq até o momento nada de meu nome sair na lista de deferidos. Grata

  • Adelita Felipe Santiago
    14 de Dezembro de 2022

    Amém! Tomara que desta vez a coisa se resolva de uma v3x por todas.

  • Sonia Borges Gutler
    13 de Dezembro de 2022

    Amém, temos fé em Deus, que tudo estão se encaixando no seu devido lugar,é desse jeito mesmo que a gente alcance os objetivos,lutando e enfrentando as Causas. Parabéns dr Hélio Vieira, e Zênia Cernov, o Sindicato conseguiu atestar que esses servidores e servidoras devem ser enquadrada no quadro em extinção da administração federal, fico muito feliz.Vamos aguardar esta benção de Deus acontecer.

  • João Barbosa Ferreira
    13 de Dezembro de 2022

    É, sabemos que a morosidade de nossa justiça é além da conta. Imagina, estivemos a ajudar construir esse Estado, e quando poderíamos usufruir de um direito que nos pertence, mas o que acontece? Vão postergando anos após anos. Poucos terão esse privilégio. Espero que eu possa um dia responder àquele que duvidaram desse direito!!

  • Pedro Alves de Brito
    13 de Dezembro de 2022

    Na verdade Sindicato deveria lutar mais pela transposição pós 87 que a polícia militar já teve seus direitos adquirido nas justiça ....

    Sintero
    Resposta do Sintero
    14 de Dezembro de 2022

    Estamos acompanhando nossa ação judicial para garantir o direito dos contratados até 1991.

  • Wilson graciano
    13 de Dezembro de 2022

    Fico feliz pela conquista de todos.Que Deus continue abençoando.Eu tenho uma ação trabalhista que foi transferida para o TRF1,peço que Deus também abençoe.

  • GEMANIR DOMINGAS ARIOTTI
    13 de Dezembro de 2022

    DEUS seja louvado e agradeço o empenho do nosso Sintero!

  • Vera Lúcia da Silva Barros
    13 de Dezembro de 2022

    Eu gostaria de saber se os professores que na época que foram contratados e ainda não tinha o magistério se vão ser contemplados também?

  • Damas
    13 de Dezembro de 2022

    Seria muito bom se isso acontecessem principalmente o retroativo é direito nosso más tá difícil

  • Eduardo Júlio ( exceron )
    13 de Dezembro de 2022

    Glória a Deus, e que Deus ilumine a a equipe do SINTERO.

  • Mercedes Paglia Duran
    13 de Dezembro de 2022

    Glória a Deus! Nada mais justo com a categoria que sofre por essa decisão.

  • DELMIRA VERISSIMO CORDEIRO
    13 de Dezembro de 2022

    Estão esperando a gente morrer. Deus nos livre. Dá angústia.

  • Paulo Roberto Rocha
    13 de Dezembro de 2022

    Parabéns,pelo enfrentamento judicial com éxito.

  • Luzia da Conceição Alves
    13 de Dezembro de 2022

    Parabéns a todos pela Vitória!!!

  • Elias Alves de Lima
    13 de Dezembro de 2022

    Se todos são iguais perante a Lei, porque esta parte da população laborativa, está amargando este enorme prejuízo há tanto tempo?

  • José
    12 de Dezembro de 2022

    Infelizmente a justiça desse país é rápida nas ações para favorecer o rico e o governo. A justiça más dessa vez a justiça fez justiça aos menos favorecido, ainda que seja tardio para alguns.

  • José
    12 de Dezembro de 2022

    Infelizmente a justiça desse país é rápida nas ações para favorecer o rico e o governo. A justiça más dessa vez a justiça fez justiça aos menos favorecido, ainda que seja tardio para alguns.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE