Voltar 19 de Setembro de 2020

TRANSPOSIÇÃO: Sintero busca informações sobre o enquadramento dos servidores aposentados e pensionistas na DIGEP/RO


A Direção do Sintero participou de reunião virtual nesta sexta-feira (18/09), com os representantes do Protocolo na Divisão de Pessoal do Ex-Território Federal de Rondônia (DIGEP/RO), para buscar esclarecimentos sobre o processo de Transposição dos servidores aposentados e pensionistas.

Na oportunidade, o Sintero relatou as dificuldades de obter informações sobre o andamento dos processos e a longa espera para resolver a questão. Também destacou a situação dos 326 profissionais que foram devolvidos ao Estado por conta de uma ação judicial e os prejuízos financeiros e morais decorridos da lentidão. É importante destacar que muitos servidores chegam a óbitos sem usufruir dos seus direitos.

O sindicato ressaltou ainda que continua acompanhando o processo e não tem notado a publicação de Atas Oficiais com o enquadramento destes profissionais. Apesar da luta constante e incansável da entidade, o cenário não tem sido animador. O sindicato também reiterou que tem encaminhado diversos ofícios à Bancada Federal de Rondônia, com a expectativa de que os parlamentares se envolvam na questão e somem forças na luta pelo reconhecimento dos profissionais que contribuíram com o desenvolvimento do Estado. Porém, não tem recebido manifestações sobre o assunto.

Em resposta, os representantes da DIGEP/RO argumentaram que apenas a Nota Técnica do Decipex – departamento do Ministério da Economia, definirá as regras de como acontecerá o enquadramento dos servidores aposentados e pensionistas. Por isso, é necessário aguardar a publicação do documento. O órgão informou ainda que todos os documentos e processos dos servidores de Rondônia foram encaminhados para Brasília, digitalizados e publicados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sob competência da Comissão Especial dos Ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), responsável por analisar e publicar as Atas no Diário Oficial. Portanto, os registros físicos não estão na DIGEP em Porto Velho.

A Direção do Sintero também pediu esclarecimentos sobre a situação dos professores que estão sendo beneficiados com a Transposição e têm interesse no enquadramento na Carreira de Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT). Questionou-se se os prazos e cumprimento da legislação estão sendo respeitados.

De acordo com a DIGEP, as determinações da Lei 13.681, de 18 junho de 2018, estão sendo seguidas e os profissionais continuam com o prazo de 180 dias (cento e oitenta dias) para assinar o Termo de Opção e entregar os documentos necessários. Sendo assim, o Sintero solicita aos servidores para que fiquem atentos na questão do prazo, assim que os mesmos tiverem seus nomes publicado em Diário Oficial.

Na reunião, a DIGEP fez um pedido ao Sintero, para que prossiga com o trabalho de apoio e orientação aos servidores na questão do protocolo de envio dos documentos, que passaram a ser remoto devido a suspensão de atendimentos presenciais na pandemia da Covid-19. Em razão das dificuldades dos servidores diante das plataformas digitais, o Sintero disponibilizou o setor jurídico, para auxiliar os interessados.

VEJA O PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ABAIXO:

Aos servidores que receberam notificação da CEEXT e precisam enviar a Declaração de Concordo ou complementação de documentos, siga as seguintes instruções: 

1° PASSO:  Acesse o site https://protocolo.planejamento.gov.br/protocolo/login

2° PASSO:   Clique em "Ainda não sou cadastrado"

3° PASSO:   Preencha seus dados (Nome, telefone, e-mail) e crie uma senha

4° PASSO:   Clique em SALVAR                 

5° PASSO:  Acesse seu e-mail e siga as orientações

Caso o servidor já seja cadastrado e ainda tenha dúvidas quanto ao envio de documento pelo Protocolo Eletrônico, siga o tutorial deste link: http://www.sintero.org.br/downloads/passo-a-passo-protocolo-eletronicodoc-v1.pdf

O Sintero continua à disposição para retirar dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários, através do e-mail  jurídico.sintero@gmail.com  ou dos números disponíveis no link http://www.sintero.org.br/page/diretoria .

 


6 Comentários

  • Pedro Procópio da Silva
    10 de Setembro de 2021

    Sou de 1980, protocolei meu termo de opção em 30 de abril de 2018; Processo n. 03125.008819/2018 - 34. Meu nome saiu como INDEFERIDO na Ata CEEXT N. 36/ 2021. Gostaria de receber orientação sobre recurso para reconsideração do processo. Ou se devo assinar novo termo de opção e entrar com novo processo?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    08 de Agosto de 2022

    Procure a Sede Administrativa ou Regionais do Sintero para obter maiores informações. Se preferir, entre em contato pelos números https://sintero.org.br/page/diretoria

  • MARLI PEREIRA DA SILVA
    24 de Agosto de 2021

    Meu nome saiu na ata de número 13, ano passado, pediram documento e enviei. Já fez mais de ano, até agora nada.

  • Ivanilda Martins
    05 de Agosto de 2021

    Gostaria de uma resposta porque meu nome saiu na ata 34 em 2020 como indeferida e porque nao sei mais nada a respeito?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    11 de Agosto de 2021

    Entre em contato com o Sintero nos números disponíveis em https://sintero.org.br/page/diretoria

  • Edson
    27 de Maio de 2021

    Bla... bla... bla ... balela... Pura balela eu não acredito mais... Nós fizemos o concurso porque fomos obrigado por conta da constituição de 88.... Quem nao se habilitou e não fez ou não passou no concurso continuou como leigo e agora está sendo beneficiado.. só no Brasil acontece isto... O errado passa a estar certo e o certo passa a ser errado.. tenho dito.

  • Shirley paz Landim
    07 de Outubro de 2020

    Bom dia! Sou de 1986 prestei concurso em 1990 para o mesmo cargo e meu processo ficou indeferido! Quais providências por parte do Sintero estão sendo tomadas?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    06 de Maio de 2021

    Infelizmente, o Governo Federal tem um entendimento contrário as mais diversas situações defendidas pelo sindicato. Continuamos acompanhando nossas ações judiciais e tentando resolver todas as questões administrativamente.

  • Petronilha Almeida Veloso
    28 de Setembro de 2020

    Bom dia, através destes informações sobre o meu processo de transposição que se encontra parado sou de 1983, dei entrada 04/07/2013, nº do processo 04093.005778/2013- 05, estou aguardando pois já cancelei o processo de aposentadoria.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE