Voltar 22 de Outubro de 2014

VITÓRIA DA LUTA Sintero conquista elevação de nível para professores


Uma aspiração antiga dos trabalhadores em educação, que sempre foi item das pautas de reivindicações do Sintero, agora é realidade. Os professores aprovados em concurso com Magistério, que concluíram nível superior, terão direito à elevação de nível com mudança de classe.

A maioria dos Estados ainda é resistente à elevação de nível dos professores sob o argumento de que seria uma espécie de mudança de cargo. Durante a luta que demorou vários anos o Sintero vem provando que a elevação de nível é uma promoção dentro do cargo único de professor.

Na última segunda-feira, dia 20/10, durante reunião da diretoria do Sintero com a Procuradoria Geral do Estado, o procurador geral Juraci Jorge finalmente assinou o parecer que põe fim à dúvida quanto ao assunto.

O parecer da PGE sobre a elevação de nível encontra base legal no artigo 206 da Constituição Federal, no artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Lei nº 9.393/96), na legislação que define as competências do Conselho Nacional de Educação, e nas leis complementares nº 420/2008 e nº 680/2012.

Embasam, ainda, o parecer, o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que a mudança de classe ou mudança de área não altera a carreira do professor, e por isso não encontra vedação na Constituição Federal.

Para o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, esse reconhecimento, por parte da PGE, de que o professor pode elevar nível dentro da carreira, é uma grande vitória para a categoria dos trabalhadores em educação, pois, além de fazer justiça àqueles que só possuíam o Magistério e buscaram o aperfeiçoamento através dos estudos, serve de incentivo para os profissionais que ainda não concluíram sua Licenciatura Plena.

“Nós sempre acreditamos que um dia essa luta seria vitoriosa. Esse é o resultado. Mais uma vez a luta do Sintero faz história, pois essa conquista servirá de referência para outros Estados”, disse Manoel Rodrigues.

Durante a reunião ele disse mais: “Convocamos toda a categoria para que continue lutando conosco. Sempre dissemos que lutar vale a pena, e que com muito trabalho os resultados sempre aparecem. Tudo o que os trabalhadores em educação conquistaram até hoje é resultado desse trabalho e da dedicação dos líderes que já passaram pela diretoria do Sintero. Pedimos aos trabalhadores em educação para que continuem acreditando nessa luta”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE