O juiz da 1º Vara de Fazenda Pública concedeu decisão favorável ao processo nº0013752-96.2013.8.22.0001, impetrado pela assessoria jurídica do Sintero, que requeria o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores estaduais lotados no arquivo geral. Em cumprimento à ação judicial, o Estado de Rondônia informou que o pagamento do adicional foi realizado no mês de dezembro de 2019.
A ação teve início em 2013, após o Sintero contratar uma empresa especializada na confecção de laudos que visam identificar os locais de trabalho que oferecem algum perigo ou que são insalubres.
Destaca-se que o Sintero mantém a ação judicial que beneficia os demais trabalhadores em educação, que são lotados em unidades escolares de todo o Estado e nas repartições públicas, desde que sejam filiados ao Sintero, tais como: Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s)
O Sintero avalia a decisão com grande expectativa para que o restante da categoria também seja contemplada.
“Essa é mais uma vitória para os trabalhadores em educação! Gostaríamos de salientar que a nossa assessoria jurídica continua acompanhando a ação coletiva que beneficiará os demais servidores da educação. Por isso, aproveito a oportunidade para chamar atenção dos servidores, para que não caíam em falsas promessas de oportunistas. Confie no sindicato, pois ele age em favor de toda a classe”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.
Não desmerecendo aos colegas do arquivo geral,mas acho que os profissionais técnicos em alimentação,que trabalham nas escolas,deveriam ser os primeiros contemplados com essa ação de insalubridade,pois na iniciativa privada,todos profissionais que trabalham em cozinha,recebem esse adicional.
Concordo que os servidores do arquivo geral são merecedores da ação,mas,e os profissionais agentes de alimentação que têm péssimas condições de trabalho,onde na maioria das cozinhas têm que conviver todos os dias com um calor infernal? Sabendo que na iniciativa privada,todos os trabalhadores da área tem 20% de adicional de insalubridade. Costumo dizer que: "a luta é grande,mas a vitória é certa".
Os professores são deixados sempre por último. Aqui á maioria não faz regras... Deveríamos ser os primeiros já que somos quem está a frente na educação.
Quais a categoria foram contemprada e qual o porcentual?
Apenas servidores do Arquivo Geral.
Como sempre, seremos os últimos a receber! Somos uma classe desvalorizada. Só conseguiremos algumas vantagens com muita lutas e esperas...
Pessoal que trabalha nas secretarias das escolas também merecem. A gente mexe com cada caixa antiga cheia de baratas e bostas de ratos. Além de no final da carreira adquirir uma artrose lombar e cervical como eu adquiri pegando caixas do passivo com 100 pastas dos alunos.