Veja a Carta Proposta do I Seminário da Região Norte: Educação na Amazônia e suas Peculiaridades

SINTERO participou ativamente e enviou delegação que contou com a presença da Presidenta Dioneida Castoldi.

Foto: SINTERO

A Carta Proposta, que é resultado do I Seminário da Região Norte: Educação na Amazônia e suas Peculiaridades já está disponível para acesso. O evento aconteceu em Macapá (AP) nos dias 15, 16 e 17 de maio e contou com a presença de representantes do SINTERO e de demais sindicatos da região que são filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Durante o encontro, foram discutidos temas como a conjuntura nacional, o financiamento da educação pública e os principais desafios e lutas enfrentados pelos/pelas profissionais da educação na região Norte.
A Presidenta Dioneida Castoldi, juntamente com as Diretoras Judith dos Santos Campos, da Secretaria de Assuntos Educacionais, e Maricelia do Lago Moreira Pereira, da Secretaria de Assuntos Municipais, representaram o SINTERO no evento.
“A gente pôde ver durante o evento, aquilo que já presenciamos em sala de aula, sobre a importância de debater as particularidades dos povos amazonidas como: indígenas, quilombolas, imigração além das dificuldades de transporte, logística, que, muito se difere do restante do país. Foi possível, durante o seminário, fortalecer a pauta dos/das profissionais da educação em preparação para a Conferência das Partes (COP 30), uma vez que o será realizada na Amazônia e, também, trazer a discussão os eixos estratégicos que contribuirá para uma atuação mais forte na defesa dos direitos dos/das trabalhadores/as e da qualidade da educação pública na nossa região amazônica”, pontuou Dioneida.
Ainda nesse encontro, já foi sinalizado que o próximo será realizado no formato online, organizado dentro dos fóruns da CNTE que congregam as entidades da educação na Amazônia.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID