Veja como foi o 1º dia da oficina dedicada ao financiamento da educação pública em RO

Curso tem a carga horária de 12h e acontece no auditório da sede administrativa do SINTERO, em Porto Velho.

Foto: Jheniffer Núbia / SINTERO

O primeiro dia da oficina dedicada ao financiamento da educação pública em Rondônia contou com a participação do sistema diretivo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) e conselheiros representantes do sintero no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de alguns municípios. A presidenta da Central Única dos Trabalhadores  de Rondônia (CUT), Elzilene Nascimento, e a secretária executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Claudir Mata, também estiveram na cerimônia de abertura.

O curso, que tem a duração de 12h, é organizado pelo SINTERO por meio das secretarias de Política Sindical, Assuntos Educacionais, Formação, Organização e Finanças, e tem como foco a instrumentalização e capacitação das lideranças sindicais.

O primeiro dia, 10, o evento conduzido pelo Presidente da CUT/MT, Henrique Lopes do Nascimento, teve como objetivo central a luta em defesa e promoção de uma educação pública, gratuita, de gestão pública e com valorização profissional, tomando como parâmetro a estrutura de um plano de carreira, alinhado aos princípios e defesas históricas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Henrique destacou que as diretrizes de uma educação de qualidade estão no processo de assegurar a universalização da formação e valorização profissional, superando as disparidades de Piso Salarial, Carreira e Jornada de Trabalho entre os/as profissionais da educação.

Os objetivos específicos que são trabalhados nesses dois dias de curso são:

1.  Instrumentalização das Lideranças Sindicais
    - Fornecer informações e ferramentas às lideranças sindicais para que possam intervir de forma segura junto aos poderes públicos locais, facilitando a tomada de decisões para a implantação, implementação e/ou atualização do Piso Salarial Profissional dos profissionais da educação.
  2.  Atualização dos Profissionais da Educação
    - Manter os/as profissionais da educação informados/as sobre os direitos consignados na legislação educacional atual, assegurando que estejam atualizados quanto às suas garantias e prerrogativas legais.
  3. Fundamentos Legais para Planos de Carreir
    - Proporcionar um entendimento aprofundado dos fundamentos legais necessários para a constituição e/ou reformulação dos planos de carreira, garantindo uma base sólida para negociações e implementações eficazes.
  4. Financiamento da Educação
    - Contribuir com informações sobre o atual mecanismo de financiamento da educação, capacitando os/as profissionais a acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à educação.

“Este evento representa um passo significativo na luta pela valorização dos profissionais da educação e pela melhoria contínua do sistema educacional público. Com a participação ativa das lideranças sindicais, incluindo nossos diretores e diretoras, o SINTERO reforça o compromisso com a defesa de uma educação de qualidade por meio da capacitação dos trabalhadores/as”, destacou a Presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID