Voltar 13 de Janeiro de 2017

Depois de um grande debate programa de ensino integral deve ser suspenso em Vilhena

Uma reunião realizada ontem, dia 12/01, na Escola Álvares de Azevedo, em Vilhena, pode definir o destino do projeto do governo estadual de implantar ensino integral nas escolas. Participaram da reunião representantes do Sintero, do governo do estado, do Ministério Público, da OAB, equipe técnica da Seduc responsável pelo ensino médio, e da CRE de Vilhena, além do deputado estadual Luizinho Goebel, pais de alunos e representantes do movimento estudantil.
A reunião teve início às 18h30 com a tentativa das técnicas do Governo de apresentarem o programa. Porém, a apresentação foi interrompida por falta de informações que atendessem aos questionamentos da comunidde. Não havia respostas para a maioria das dúvidas.
A comunidade estudantil e os pais rejeitam o Programa de Educação Integral por não atender às reais necessidades da comunidade da Escola Álvares de Azevedo. Ao contrário: foi identificado que o programa traz prejuízos aos alunos, aos pais e aos servidores. Entre os problemas estão a exclusão de vários alunos do programa por falta de vaga; remanejamento dos alunos que ficarão fora do programa para outras escolas, que além de serem distantes, oferecem poucas vagas no horário noturno, o que expõe os estudantes ao alto índice de criminalidade.
Devido os problemas apontados, a comunidade, os alunos, os pais, os servidores e a direção do Sintero se posicionaram contra a implantação do programa, e solicitaram a imediata interferência do Ministério Público.
A representante do Ministério Público, Promotoria de Vilhena, na reunião, foi a promora Yara Travalon Viscardi. Ela disse que foi convidada pelo Sintero para ouvir a comunidade e iscutir o assunto, e com base nas informações coletadas, emitir parecer. Ela antecipou que entendeu claramente os motivos que levaram a comunidade da Escola Álvares de Azevedo a rejeitar o Programa.
O diretor da Regional Cone Sul do Sintero, João Assis, manifestou total apoio à comunidade, e esclareceu que o governo do estado tem intenções de terceirizar a educação, começando com os projetos de "Mediação Tecnológica" e agora através do Instituto de Co-responsabilidade Educacional – ICE. Ele confirmou que o Sintero está nessa luta porque a Educação tem que ser pública e de qualidade. Ele informou que os sindicatos do Brasil ligados à CNTE deflagrarão greve nacional contra as medidas dos governos federal e estadual que atentem contra a educação pública brasileira.
Em seguida a promotora Yara Travalon Viscardi  solicitou à CRE-Vilhena que adote medidas para que a escola continue matriculando os alunos no ensino médio regular, até que emita seu parecer, o que deverá ocorrer em breve.
Na reunião havia centenas de pessoas, e o alunos recolheram assinaturas em um abaixo-assinado, documento que será protocolado no MP reforçando a rejeição ao Programa do Ensino Médio Integral, pelo menos da maneira como o governo do estado pretende implantar.
Encerrando a reunião, a CRE também lavrou uma ata para encaminhar ao MP. Os diretores da Regional Cone Sul do Sintero consideraram a reunião muito positiva, e agradeceram a todos pela mobilização e pela luta. Eles esperam que o resultado desse grande movimento seja suspensão imediata do Programa.