Regional Cone Sul realiza mais uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência

Na última sexta-feira (31/05), o Sintero realizou uma Audiência Pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição nº 06 de 2019 que trata sobre a Reforma da Previdência. Na ocasião, estiveram presentes os diretores da executiva, Rosenilda Ferreira de Souza Silva (Secretaria de Gênero e Etnia), Nereu Jose Klosinski (Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários) e os diretores da Regional Cone Sul. Destaca-se que a pauta foi construída em conjunto com a STTR, SEEB, SINASEFE, ADUNIR, SINPROF, SINDSUL, DCE/UNIR, GREMIO/IFRO, PJ/CATÓLICA, CPT/CATÓLICA, PFP/CATÓLICA, FETAGRO, CUT/RO, ASPROVERA e ASSPREP.

A audiência pública foi realizada no auditório da Prefeitura do Município de Vilhena, onde fica a sede da Regional Cone Sul do Sintero.

O objetivo da audiência foi debater com os representantes da bancada na Câmara Federal e a população civil organizada, o Projeto da Reforma da Previdência, que impactará, de uma forma ou de outra, na vida de todos.

Entende-se que os representantes da bancada federal, hoje, tem o poder de votar contra, a favor ou propor emendas ao projeto. Por isso, os mesmos foram convidados a ouvir os anseios da categoria.

Na ocasião, os alunos do IFRO e UNIR estiveram presentes relatando sobre as dificuldades que as instituições estão sofrendo, após os recentes cortes na educação. De acordo com os estudantes, essa atitude não passa de “chantagem” e falta de compromisso com a educação por parte do governo federal.

Compareceram a audiência o Deputado Federal Expedito Netto, Mauro Nazif e a Deputada Federal Jaqueline Cassol. A Deputada Federal Sílvia Cristina, justificou sua ausência em função de sua agenda, porém, por meio de sua assessoria, afirmou que é contrária aos pontos do projeto que retira os direitos da classe trabalhadora. A Deputada Federal Mariana Carvalho justificou sua ausência em função de sua agenda. O Deputado Federal Léo Moraes justificou sua ausência em função de sua agenda. O Deputado Lúcio Mosquine, não respondeu ao convite. A entidade não conseguiu o contato com o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo.

O Deputado Federal Mauro Nazif, pontuou que é contrário ao projeto da Reforma da Previdência, pois, da forma como está, apenas privilegia o sistema financeiro, já que os banqueiros terão lucros à custa da retirada de direitos e garantias da classe trabalhadora e dos mais necessitados, o que irá gerar um país de miseráveis em curto prazo.

O Deputado Expedito Netto, pontou que é contrário ao projeto da Reforma da Previdência da forma como está, uma vez que ela não atinge os privilegiados, apenas os mais pobres. A exemplo citou os militares das forças armadas e as pensões vitalícias para as filhas, que estão fora da reforma da previdência. Netto, afirmou que o Brasil precisa de uma reforma que atinja a todos, principalmente que sejam cobradas as dívidas dos sonegadores da previdência e que não haja mais perdão de impostos as grandes empresas, pois, isso quebra a previdência, não o trabalhador e o funcionário público que tem sua contribuição descontada direto no contracheque.

A Deputada Federal Jaqueline Cassol falou sobre sua emenda supressiva que retira do projeto da Reforma da Previdência, os professores, os agricultores e que garanta o BPC o pagamento de um salário mínimo, e não R$400,00 como propõe o governo. Segundo a deputada, com muito esforço conseguiu as 171 assinaturas necessárias para que sua emenda entrasse em pauta para discussão na comissão, e no que depender dela, irá brigar por essa emenda, que se for rejeitada, já declarou que seu voto será contrário a PEC da Reforma.

Estiveram presentes também os Deputados Estaduais Lazinho da Fetagro e Luizinho Goebel, os vereadores do Município de Vilhena Samir Ali, Tabalipa, o vereador do Município de Cerejeiras Zapata.

Fonte: SINTERO