Voltar 04 de Novembro de 2021

Justiça condena Prefeitura de Nova Brasilândia do Oeste por descumprimento da Lei do Piso do Magistério


A 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia confirmou sentença previamente proferida pelo juízo da Vara Única da Comarca de Nova Brasilândia do Oeste e condenou a Prefeitura do Município por descumprimento da Lei do Piso do Magistério (Lei nº 11.738/2008). 

Conforme foi relatado na ação, a Prefeitura de Nova Brasilândia chegou a cumprir com a legislação do Piso durante o período de 2012 até 2015. No entanto, sem que houvesse razão justificada, não deu mais continuidade do pagamento a partir de 2016.

Com o objetivo de garantir os direitos da categoria, o Sintero impetrou a ação ainda em 2020, quando requereu a atualização da tabela salarial desses profissionais, bem como os valores correspondentes ao retroativo aos anos de 2016 até 2020.

Ao manter inalterada a sentença de primeiro grau, o juiz da 1ª Câmara Especial, Jorge Luiz de Moura argumentou que "apesar de o apelante alegar que todos os servidores que recebem abaixo do piso fazem jus ao complemento de salário, alcançando assim o valor determinado pelo Ministério da Educação e atualizado anualmente, não merece prosperar, pois para o cômputo do piso salarial não serão levados em consideração os valores adicionais pagos a título de gratificações, auxílios ou outras denominações previstas em leis especiais (auxílio-alimentação, gratificação de pós-graduação, auxílio-saúde etc). Tais valores possuem fundamento específico e conforme entendimento jurisprudencial não devem ser considerados para o cálculo do piso”.

A Direção da Regional da Mata reitera que se manterá vigilante para garantir que o reajuste anual do Piso seja cumprido, assim como os demais direitos da categoria que estão assegurados na legislação. Também agradece ao apoio dos trabalhadores e trabalhadoras que continuam acreditando na luta sindical e fortalecendo a entidade.

“Estamos felizes em comemorar mais este avanço em favor dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Queremos ressaltar que nossa Secretaria de Assuntos Jurídicos continuará acompanhando o processo e, assim que se der o trânsito em julgado da ação, entrará com execução para quitação dos débitos aos beneficiados”. Disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE