SINTERO conquista aumento de gratificações após intensa pressão sobre o Governo do Estado e garante desconto previdenciário

Foto: Jacson Pessoa/SINTERO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, SINTERO, celebra, nesta terça-feira, 30 de julho, uma importante vitória após a aprovação, na Assembleia Legislativa de Rondônia, do aumento das gratificações para servidores estaduais da educação. Este reajuste, que será pago a partir de agosto com retroativo de julho, foi resultado direto da persistente pressão exercida pelo SINTERO sobre o Governo do Estado de Rondônia. Além do aumento das gratificações, foi garantido, também, o desconto previdenciário sobre esses valores, beneficiando ainda mais os profissionais da educação.

A pressão constante e a mobilização dos trabalhadores em educação, liderada pelo SINTERO, resultaram no reajuste das gratificações e na garantia do desconto previdenciário. A lei aprovada aumenta as gratificações de professores, técnicos, diretores, vice-diretores e secretários de escola. Esta conquista reforça a importância da união e da luta organizada da categoria.

“Essa vitória é fruto de uma luta intensa e organizada. É a prova de que, quando nos unimos e persistimos, conseguimos alcançar nossos objetivos e garantir melhores condições de trabalho. Ver que nossa luta valeu a pena é extremamente gratificante e nos dá mais força para continuar defendendo nossos direitos”, declara Dioneida Castoldi, presidenta do SINTERO.

Linha do Tempo das Negociações
A seguir, apresentamos uma retrospectiva detalhada do processo de negociação entre o SINTERO e a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC), que culminou na aceitação da contraproposta do sindicato:
•    19 de fevereiro de 2024: O SINTERO encaminha ofício à SEDUC solicitando uma audiência urgente para tratar da pauta de valorização profissional.
•    28 de fevereiro de 2024: A SEDUC responde, agendando a reunião para 13 de março de 2024.
•    14 de março de 2024: O SINTERO envia novo documento destacando a urgência de uma audiência antes de 28 de março de 2024, devido à Assembleia Geral com os trabalhadores em educação.
•    15 de março de 2024: A SEDUC marca a reunião para 15 de abril de 2024.
•    20 de março de 2024: O SINTERO solicita novamente uma audiência, enfatizando a necessidade de deliberações antes da Assembleia Geral Extraordinária marcada para 28 de março de 2024.
•    12 de abril de 2024: O SINTERO informa que, devido à falta de acordo, uma Assembleia Geral Extraordinária será realizada em 16 de abril de 2024 para deliberar sobre uma possível greve.
•    15 de abril de 2024: Na reunião, a SEDUC apresenta uma proposta de reajuste, que foi considerada insuficiente pelo SINTERO.
•    17 de abril de 2024: O SINTERO comunica a deliberação da categoria, que não aceitou a proposta inicial da SEDUC e ameaçou greve se uma contraproposta não fosse aceita.
•    19 de abril de 2024: A SEDUC aceita a contraproposta do SINTERO.
•    22 de abril de 2024: O SINTERO oficializa a suspensão do movimento grevista após a aceitação da contraproposta.
•    8 de maio de 2024: O SINTERO solicita uma data para a implementação da contraproposta.
•    4 de junho de 2024: O SINTERO envia novo ofício solicitando confirmação sobre a implantação das gratificações.
•    12 de junho de 2024: A SEDUC responde que os estudos estão nos ajustes finais.
•    25 de junho de 2024: O SINTERO envia outro ofício requerendo uma resposta imediata sobre a aprovação com efeito financeiro para junho.
•    26 de junho de 2024: A SEDUC informa que a equipe está finalizando os ajustes e que uma reunião de apresentação será agendada.
•    4 de julho de 2024: Assembleia Extraordinária com indicativo de greve a partir da segunda semana do mês de agosto.
•    30 de julho de 2024: Aprovação da lei que aumenta as gratificações de professores, técnicos, diretores, vice-diretores e secretários de escola.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID/SINTERO