Voltar 07 de Outubro de 2021

Professores de Machadinho do Oeste formalizam carta aberta sobre problemas ocasionados pelo Novo Ensino Médio


Professores e professoras do município de Machadinho do Oeste reuniram-se no dia 30 de setembro, com o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, e protocolaram uma carta aberta, detalhando os inúmeros problemas sofridos pela categoria em razão da implantação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto de Rondônia.   

No documento, os docentes fizeram um relato apontando que o novo modelo de ensino foi implantado de forma mal estruturada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, por isso, tem gerado sobrecarga de trabalho em virtude de demandas excessivas.   

De acordo com a carta, os professores encontram-se exaustos, estressados e desmotivados diante dessa situação, não tendo ânimo para dar continuidade nos trabalhos. “Necessitamos que esta Secretaria olhe para nós, professores lotados nesta modalidade de ensino, e reconheça o nosso trabalho e nossas necessidades; compreenda que nossas queixas não fazem parte de um movimento de oposição à Educação do Estado de Rondônia e, tão pouco, seja sinônimo de má vontade de nossa parte. Mas sim, é resultado do excesso de trabalho que tem nos sufocado a cada dia”.    

Entre as observações feitas, os docentes requerem: criação de gratificação para professores, equipe gestora e equipe pedagógica; ampliação da carga horária de planejamento; capacitação dos professores do Novo Ensino Médio; produção pela Seduc de um material didático que auxilie no preparo das aulas e inserção das plataformas Revisa Mais e Revisa Enem na carga horária dispensada para sala de aula. 

Após analisar o documento, Suamy Vivecananda disse que já tinha conhecimento de alguns dos pontos mencionados, outros não. Destacou que todas as observações são válidas e que levará a situação para a equipe pedagógica da Seduc avaliar e tomar as medidas cabíveis aos pontos que fossem possíveis.  

O Sintero - Regional Estanho, representante da categoria no município, juntamente com o diretor de organização do Sintero José Augusto, ressalta que está acompanhando a situação e que garantirá participação de docentes da localidade na reunião marcada para o dia 13/10, no gabinete do secretário em Porto Velho, onde professores e professoras de todo o Estado estarão presentes para tratar dos problemas gerados pelo Novo Ensino Médio. Posteriormente, a Regional Estanho realizará assembleia para repassar as deliberações definidas na reunião para toda categoria. 

VEJA A CARTA ABERTA ABAIXO

 

 



1 Comentários

  • Graziely Ramalho
    07 de Outubro de 2021

    ?? Estamos aguardando ansiosos por retorno positivo a esta reivindicação. Contamos com o apoio das demais escolas que também estão enfrentando o mesmo desafio!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE