As principais dúvidas de filiados e filiadas do SINTERO sobre a Prova de Vida foram respondidas nesta reportagem produzida pela Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID. As informações com as respostas foram passadas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).
Vale destacar que, aposentados(as) e pensionistas, precisam fazer a prova de vida para manter o pagamento regular de aposentadorias e pensões. O procedimento anual confirma a condição de vida dos/das beneficiários/as junto à previdência. Abaixo, veja as perguntas que foram feitas pelos filiados (as) do SINTERO e as respostas do Iperon sobre o procedimento.
1. Prova de vida por mês de nascimento
“Gostaria de confirmar o procedimento de realização da prova de vida para as/os pensionistas, especialmente em relação ao mês de aniversário de cada indivÃduo”.
Resposta: A prova de vida e o recadastramento são necessários no mês de aniversário das/dos beneficiários para garantir a continuidade e a autenticidade dos pagamentos de seus benefÃcios previdenciários. Dessa forma, a prova de vida e o recadastramento são formas de garantir a segurança e a integridade do sistema de previdência social. No Iperon, é possÃvel realizar o recadastramento de duas maneiras:
1.1- presencialmente, na sede do Instituto ou nas representações regionais em Ji-Paraná, Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim, ou
1.2- na modalidade on-line, através do site: https://recadastramento.iperon.ro.gov.br.
Em caso de dúvidas referentes ao manuseio do site, as/os beneficiários podem entrar em contato conosco através do número (69) 98473-1564, tanto por ligação quanto pelo WhatsApp.
2. Prova de vida para pensionista com patologias neurodegenerativas e acamadas
“Tenho uma situação especÃfica em minha famÃlia: minha mãe é pensionista, porém está enfrentando desafios de saúde, pois foi diagnosticada com Alzheimer e está acamada. Gostaria de saber quais são as orientações especÃficas para realizar a prova de vida nessas circunstâncias”.
Resposta: Por tratar-se de condição atÃpica, caso a pensionista tenha um curador nomeado, este pode solicitar junto ao Iperon, a visita de um assistente social para deslocar-se até a residência da beneficiária para realizar a prova de vida. Outra opção é a realização do recadastramento/prova de vida de forma on-line, através do site https://recadastramento.iperon.ro.gov.br. Em caso de prova de vida on-line, após, o Iperon realiza a validação via vÃdeo chamada.
3. Biometria e prova de vida
“Entendo que pensionistas com biometria cadastrada ainda precisam realizar a prova de vida conforme o cronograma estabelecido. Gostaria apenas de confirmar essa informação”.
Resposta: Sim, a realização de prova de vida é necessária no mês de aniversário dos beneficiários para garantir a continuidade e a autenticidade dos pagamentos de seus benefÃcios previdenciários. Dessa forma, a prova de vida e o recadastramento são formas de garantir a segurança e a integridade do sistema de previdência social.
4. Isenção de prova de vida para quem declara Imposto de Renda
“Ouvi rumores sobre a isenção da prova de vida para pensionistas que declaram Imposto de Renda. Vocês poderiam fornecer mais detalhes sobre essa questão?”
Resposta: Os pensionistas que declaram imposto de renda não estão isentos de realizar a prova de vida ou recadastramento. A informação não procede.
5. Tentativas falhas de prova de vida
“Recentemente, tentei realizar a prova de vida, porém enfrentei algumas dificuldades e não obtive sucesso. Gostaria de solicitar assistência para resolver essa questão”.
Resposta: Os beneficiários que tiverem quaisquer dúvidas podem entrar em contato com o Iperon através do número (69) 98473-1564, tanto por ligação quanto pelo WhatsApp.
6. Locais de prova de vida para aposentados da Educação fora do estado
“Tenho interesse em saber informações sobre os locais disponÃveis para os aposentados da Educação do Rio de Janeiro realizarem a prova de vida”.
Resposta: No Iperon, é possÃvel realizar o recadastramento de duas maneiras: presencialmente, na sede do Instituto em Porto Velho/RO, e representações regionais em Ji-Paraná, Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim, ou na modalidade on-line, através do site:
https://recadastramento.iperon.ro.gov.br.
Em caso de dúvidas referentes ao manuseio do site, os beneficiários podem entrar em contato conosco através do número (69) 98473-1564, tanto por ligação quanto pelo WhatsApp.
7.Regularização para quem não fez prova de vida
“Conheço algumas pessoas que nasceram em janeiro e ainda não realizaram a prova de vida. Como elas devem proceder para regularizar sua situação?”
Resposta: A ausência de prova de vida e recadastramento gera bloqueio de pagamento de proventos dos benefÃcios em folha de pagamento. Nesse sentido, para evitar tal medida, os beneficiários devem realizar a prova de vida/recadastramento impreterivelmente no mês de seu aniversário.
8. Obrigatoriedade e prazo para pensionista por morte realizar prova de vida
“Por último, gostaria de confirmar a obrigatoriedade e o prazo para os pensionistas por morte realizarem a prova de vida”.
Resposta: A prova de vida e recadastramento devem ser realizados até o final do mês de aniversário do beneficiário.
Fonte: Jheniffer Núbia / Jornalista - Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID